Descrição de chapéu desigualdade de gênero

'Eva é o marco inaugural da mudança do humano', escreve leitora

Leitoras comentam participação das mulheres em diversos aspectos da sociedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mulheres-costelas
"Mulheres malcomportadas" (Becky S. Korich, 6/3). O texto de Becky Korich é uma delícia! Obrigada. Imaginei, sem a costela, Adão mancando pelo paraíso, refletindo e sentindo as dores ortopédicas, tão familiares aos humanos. Eva é o marco inaugural da mudança do humano, e, mais destrambelhada enxergando que quando cega, rompe grilhões e paga os preços por ser amorosa e libertária. Parabéns às Evas e Adãos desse mundão de meu Deus!
Maria Ester de Freitas (Guarujá, SP)

Que homenagem linda a todas as mulheres maravilhosas que continuam a mover o mundo, sempre transgressoras.
Virna Levin (São Paulo, SP)

Adão e Eva em gravura de Albrecht Dürer, de 1504
Adão e Eva em gravura de Albrecht Dürer, de 1504 - Museum Associates/LACMA/Divulgação

Como é importante usarmos todos os espaços para as questões das mulheres para que as próprias mulheres compreendam a sua força na nossa união para superarmos a tragédia da violência, do feminicídio, dos efeitos da misoginia nas relações de trabalho, na política…
Ana Luisa de Carvalho (Porto Alegre, RS)


Estreia
"Preta, bissexual, filha de pedreiro e de doméstica estreia como deputada" (Política, 6/3). Pessoas como ela nos fazem lembrar que tudo é possível. A luta diária é desafiadora, mas muitas são especiais e conseguem alcançar apesar de tudo, e isso nos fortalece como seres humanos.
Mara Gabriel (São Paulo, SP)

História de vida exemplar e emocionante. Que orgulho. Parabéns! Resista sempre.
Maria Carvalho (Recife, PE)

Parabéns por sua bela trajetória e que os bons ventos de mais e mais pretas na política possam sacudir e varrer para longe a estrutura falida da política em nosso país!
Aspazia Barcelos (Rio de Janeiro, RJ)

Retrato de Thainara Faria, eleita deputada estadual pelo PT, na Assembléia Legislativa de São Paulo (ALESP) - Danilo Verpa/Folhapress

Efeméride
Vera Iaconelli em seu texto "É possível amar os homens?" (6/3), em vez das parabenizações de praxe pelo dia da mulher, dá lugar à reflexão e ao questionamento, ao tocar na misoginia e no machismo que cada uma carrega dentro de si, abertamente ou inconscientemente, tornando mais longo o percurso rumo a outras tantas transformações necessárias e desejadas, como a possibilidade de os seres humanos amarem apenas o amor.
Anete Araujo Guedes (Belo Horizonte, MG)

É sim. Desde que você esteja pronta para deixar de amar e isso não mudar em nada os outros aspectos de sua vida. Se você chegou a esse ponto de autopreservação, já pode correr riscos.
Ana Rodrigues (Vitória, ES)


CEU Vila Atlântica
"Contra apagamento, CEU Vila Atlântica vai receber arte de mulheres negras" (Cotidiano, 7/3). Proposta maravilhosa! E que a Folha aborde a produção dessas artistas e as exposições das quais participam também na Ilustrada!
Camila Serino Lia (Atibaia, SP)


Tubarão
"Pernambuco tem segundo ataque de tubarão em dois dias na mesma praia" (Cotidiano, 6/3). Há décadas existem ataques de tubarões em Recife e isso está diretamente ligado a criação do porto de Suape, ou seja, tiraram o habitat dos tubarões. E mesmo com placas e avisos nas praias, e pela falta de fiscalização mais dura até com multas, assistimos em especial jovens ficarem com grandes sequelas ou morrerem em acidentes que deveriam ter sido evitados.
Zureia Baruch Jr. (São Paulo, SP)


Condenação
"Evangélicos usam Carnaval para atacar dissidentes" (Juliano Spyer, 6/3). Como os líderes evangélicos são chatos e hipócritas! Que seres desagradáveis, se sentem no lugar de juízes para julgar todos que não molham as mãos deles. Purgantes!
Susanne Walker (São Paulo, SP)


Desconhecimento
"Michelle diz que, como ‘mulher traída’, foi a última a saber de joias da Arábia" (Mônica Bergamo, 7/3). Não, Michelle, agora não dá para devolver. Estas joias são a prova do crime. E o crime envolve vocês dois, seu marido e você. E sepulta suas ambições políticas.
Beatriz Alvares (Campinas, SP)

A então primeira-dama Michelle Bolsonaro e o então presidente Jair Bolsonaro em evento em Brasília - Adriano Machado - 6.out.2022/Reuters

Individualidade
"Janja terá lives periódicas e agendas próprias em viagens de Lula" (Política, 7/3). Janja está deslumbrada com a popularidade. Não vê que é uma faca de dois gumes. Se a popularidade do Lula despencar, ela despenca junto e a lacração vem forte. Não faria mal em se expor menos.
Maria Stela Morato (São Paulo, SP)

Retorno
"Flávio anuncia volta de Bolsonaro dia 15 e recua minutos depois" (Política, 7/3). Só volta extraditado.
Cristina Dias (Curitiba, PR)


Professoras
A participação das mulheres na sociedade é muito importante e precisa ser valorizada. Porém, pouco se fala das professoras, desvalorizadas, sofridas, mal remuneradas. Essas mulheres são peças chaves para o crescimento de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida.
Beatriz Judith Lima Scoz (São Paulo, SP)


Empregos
"Se for embora do país é problema da Uber, diz ministro do Trabalho" (Mercado, 7/3). Quanta bobagem, quanta irresponsabilidade. Se a Uber sair do país vai levar com ela milhares de empregos, muitas vezes a única alternativa para quem hoje está desempregado.
Angela May Iwama Okuno (São Paulo, SP)

Precisa que o filho fale ou não fala mais em português?
Aparecida Alves (São Bernardo do Campo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.