Descrição de chapéu feminicídio

Leitores divergem sobre prêmio de melhor filme do Oscar

Entrevista com Duda Salabert encontros secretos entre Bolsonaro e chefe da Receita também são comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Encontros secretos
"Chefe na Receita teve encontros secretos no Planalto em dias de devassa contra rivais de Bolsonaro" (Política, 13/3). Não resta a menor dúvida de que Bolsonaro tentou usar de forma criminosa informações sigilosas de desafetos. É evidente o aparelhamento do alto escalão da Receita Federal. É muito claro que Bolsonaro usava de forma descarada as instituições de Estado para proveito próprio e proteção de sua "famiglia". Esperamos que o Ministério Público Federal tome todas as medidas cabíveis.
Vilarino Escobar da Costa (Viamão, RS)

Joias
"TCU deve derrubar decisão de ministro e obrigar Bolsonaro a devolver joias" (Mônica Bergamo). Esse escândalo é perfeito para desmontar a tese de que Bolsonaro representa a moralidade e o respeito à coisa pública.
Rogerio M. Cortezano (São Paulo, SP)

Processos parados
"STF tem quase 30 julgamentos da Lava Jato paralisados por seus próprios ministros" (Política, 12/3). A maioria dos pedidos de vista eternos impedem o andamento de processos que podem a vir a condenar políticos e tem a participação de um dos ministros. Coincidência.
Carlos Figueiredo (Belo Horizonte, MG)

Fotografia colorida em plano médio da deputada Duda Salabert. Ela é uma mulher trans, tem cabelos lisos castanhos na altura dos ombros e olhos castanhos e veste um blaser verde por cima de uma roupa preta
A deputada federal Duda Salabert (PDT) - Gabriela Biló - 10.abr/Folhapress

Duda Salabert
"Nikolas é um tema pequeno, queremos fazer o grande debate, diz Duda Salabert" (Política, 13/3). Duda Salabert, uma das mentes mais avançadas e brilhantes do Parlamento brasileiro, superjovem e já demonstrando grande maturidade política. Parabéns pelo discurso moderno e impecável.
Marta Jacob (Rio de Janeiro, RJ)

Parabéns à deputada. O Brasil como um todo precisa aprender a discutir o que realmente importa e parar de dar atenção a quem só está preocupado com as reações em redes sociais.
Sergio Ribeiro (São Paulo, SP)

Minha admiração e o meu respeito por essas deputadas sérias, defendendo grandes temas e a bandeira de que a saída é a educação. Fico muito orgulhosa de haver na política mulheres como vocês.
Maria José dos Santos (Rio de Janeiro, RJ)

Duda tem toda razão. As pessoas trans têm condição de debater e de estar em todos os campos do conhecimento. Porém, o preconceito lhes retira a condição de humanos. Mesmo as trans que se destacam em suas profissões são vítimas de exclusão, apagamento e ataques virtuais constantes. É inimaginável o desperdício de talentos e de potenciais que ocorre devido devido a essas posturas.
Florentina Alves (São Paulo, SP)

Feminicídio
"Após 2 anos em queda, número de feminicídios volta a aumentar em São Paulo" (Cotidiano, 12/3). As raízes desse problema são muito profundas. Precisamos adotar urgentíssimas ações educativas e conscientizadoras para corrigir e iluminar as próximas gerações, sobre o respeito à vida, ao próximo e à dignidade humana.
Maria Cecília Cominato (São Paulo, SP)

Estatueta
"Com estatueta similar à do Oscar, yanomamis fazem ação contra garimpo ilegal" (Cotidiano, 12/3). Tem tudo a ver. O ouro do Oscar que fomenta a fortuna do mundo do cinema também se relaciona com o ouro brasileiro escoado ilegalmente para fora das fronteiras. Sim, o Oscar Yanomami deve desfilar em prol da conscientização mundial. Deixem nossas tribos viverem em paz, com saúde, felizes.
Monica Rodrigues (Santo André, SP)

Fotografia colorida em plano médio de mulher asiática malasiana; ela tem longos cabelos castanhos e lisos e olhos castanhos e segura com a mão direita uma estátua dourada enquanto aponta para ela com o indicador da outra mão, de boca aberta
Michelle Yeoh exibe a estatueta que ganhou como melhor atriz pelo filme "Tudo em Todo o Lugar o Tempo Todo", que levou ao todo sete prêmios no Oscar deste ano TOPSHOT - Malaysian actress Michelle Yeoh, winner of the Oscar for Best Actress in a Leading Role for "Everything Everywhere All at Once", attends the 95th Annual Academy Awards Governors Ball in Hollywood, California on March 12, 2023. (Photo by ANGELA WEISS / AFP) - Angela Weiss - 12.abr/AFP

‘Tudo em Todo o Lugar’
"Oscar embarca em canoa furada ao premiar ‘Tudo em Todo o Lugar’" (Ilustrada). Sob o pretexto de crítica, o autor expõe seus preconceitos e implícito saudosismo de produções do século passado.
Luiz Paulo Larcher (Curitiba, PR)

O filme é incrível justamente por discutir diversos temas atuais da sociedade americana de maneira completamente inesperada e inovadora, com baixo orçamento e personagens cativantes.
Laura Maciel (Fortaleza, CE)

Um filme superestimado por parte da crítica deslumbrada. História picotada por efeitos visuais.
Ronaldo Ribeiro (Rio de Janeiro, RJ)

Seria um filme importante se focasse mesmo o beco sem saída em que a sociedade americana pseudodemocrática está metida.
Maria Almeida (Rio Branco, AC)

Redes sociais
"Moraes defende que redes sociais sejam consideradas empresas de comunicação" (Política). Querer responsabilizar as redes pelos conteúdos que seus usuários divulgam é o mesmo que responsabilizar a empresa que fabricou o fuzil pelo seu uso ilegal. Ademais, nem o Estado, nem ninguém conseguiria colocar cabresto na internet. O que o Congresso precisa fazer é aprovar leis rigorosas responsabilizando os usuários pelos conteúdos que geram nas redes sociais.
Gil Almeida (São Carlos, SP)

Papado
"Papa Francisco abriu a Igreja a tabus, mas está longe de ter acabado com eles" (Mundo, 12/3). Mudanças são necessárias para angariar mais fiéis. Mas desigualdade social e a intolerância religiosa realmente teria que ser combatida. Uma grande incógnita da Igreja católica em relação a estes desafios sem falar dos casos de pedofilia e corrupção no cerne da Igreja.
Elismar Meira Pereira (Extrema, MG)

Retirada
"Janaina Paschoal encerra mandato na mira de esquerda e direita, mas não se aposenta" (Política, 11/3). O ponto de partida do raciocínio de Janaina é o mesmo do de chegada. Ela ignora fatos, contexto e molda seus raciocínios pela certeza de que é única, inteligente, brilhante e poderosamente competente!
Lizia Helena Nagel (Maringá, PR)

Vários que se elegeram e se reelegeram na onda retrógrada que assolou o país e que me parece ser passageira serão reconduzidos ao lugar de onde não deveriam ter saído: ao ostracismo.
Neusa Ferreira Alves (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.