"'Tão Seu', do Skank, me faz lembrar do meu primeiro namoro", escreve leitor

Leitores da Folha elegem suas músicas favoritas da banda mineira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, em homenagem ao último show do Skank, que será realizado no estádio Mineirão neste domingo (26), em Belo Horizonte, a Folha perguntou aos leitores quais são as suas canções favoritas da banda mineira. O resultado foi variado, abarcando grandes sucessos e músicas menos conhecidas. "Garota Nacional" e "Resposta" estão entre as mais citadas.

Entre as memórias relacionadas à banda, assinantes da Folha elencam momentos da infância e adolescência, amores antigos e também homenageiam os pais. Confira a seguir algumas das respostas enviadas.


"Tão Seu". Marcou por ser a lembrança do primeiro namoro que tive e o quanto fui apaixonado pela garota na época.
Sandro Luiz Varela Silva, 48 (São Paulo, SP)

"Jackie Tequila". Porque é um reggae com uma batida inconfundível e deliciosa. Tem meu nome e eu me sinto a própria, com meus olhos de amêndoas!
Jaqueline da Silva Duraes, 39 (Dublin, Irlanda)

"Um Segundo". Quando o refrão vem, eu me sinto invencível.
Felipe Kanso, 21 (Brasília, DF)

Da esq. para a dir., Samuel Rosa, Haroldo Ferretti, Lelo Zaneti e Henrique Portugal, do Skank
Da esq. para a dir., Samuel Rosa, Haroldo Ferretti, Lelo Zaneti e Henrique Portugal, do Skank - Weber Pádua/Divulgação

"Sutilmente". Me lembra da minha infância assistindo o clipe passando na TV. Escutar essa música me dá um arrepio que me faz sentir como se eu voltasse para esse tempo.
Lara Aldle Marques Hora, 21 (Ouro Preto, MG)

"Três Lados". Essa música me traz excelentes recordações da minha infância lá nos idos dos anos 2000, quando a gente começava a gostar de alguém e não sabia como dizer, ficava confuso, buscando palavras e músicas que pudessem ajudar.
Thiago Holanda, 37 (Berlim, Alemanha)

Eu tinha cerca de 12 anos quando ouvi "Garota Nacional" pela primeira vez. E me lembro que essa música foi a razão de eu conseguir me aproximar de um crush.
Mariana Pereira Dias, 38 (Alfenas, MG)

"Dois Rios". Um dia estava com minha mãe e tocou no rádio do carro. Ela, uma pessoa muito simples, me disse: "mas que música bonita, não acha?". Ela traduz uma tranquilidade e uma paz contemplativas que estimulam a reflexão.
Marcos Antônio da Silva, 46 (Londrina, PR)

"Resposta". Foi amor à primeira "ouvida", a primeira música tocante que ouvi. Me faz sentir algumas das melhores sensações que o ser humano pode se permitir: fé na humanidade, esperança, perseverança e paciência.
Vinícius Arruda Albuquerque, 23 (São Luís, MA)

"A Cerca". Penso que representa o povo brasileiro e a sua cultura, com uma pitada de ironia. Desperta uma tentativa de entender as contradições do nosso povo. A música me faz lembrar a transição da minha adolescência à fase adulta.
Anderson Cirino, 41 (Mogi das Cruzes, SP)

"Ainda Gosto Dela". Com versos que resumem bem uma fase quase que unânime para todo jovem. A música lembra um grande amor não correspondido. Lembro que quando voltava da escola, eu e meus amigos ficávamos torcendo para tocar nossas músicas favoritas no rádio e, quando tocava Skank, curtíamos ao máximo.

Matheus de Angeli, 21 (São Paulo, SP)

"Canção Noturna". A letra e a melodia me encantam desde sempre. Ouvi-la me traz uma sensação de paz.
Nicole Zoia Campagnoli, 17 (São Paulo, SP)

"Uma Partida de Futebol". Na verdade, esta música é um hino ao futebol e de todas as torcidas.
Ocino Batista Santos, 66 (João Pessoa, PB)

"Tanto (I Want You)". Toda vez que essa música toca eu lembro de onde nasci, Minas Gerais, que tanto amo. Lembro dos meus pais, amigos e das lembranças que estão lá.
Bernardo Megale Filgueiras Vieira, 31 (Rio de Janeiro, RJ)

"Por um triz". O Skank em si já significa uma ligação que tenho com minha irmã mais velha. Foi ela quem me apresentou a banda quando eu era criança e, desde os meus 10 anos de idade, tivemos que viver em cidades e estados diferentes. O efeito dessa música é de nostalgia, ela me transporta aos tempos que ainda podíamos ouvir juntas.
Lena Luciane da Guarda Ferreira da Crus, 28 (Brasília, DF)

"Fotos na Estante". Sou fã do Skank há algum tempo, essa música deveria ser conhecida por todos. Passei por um relacionamento muito em comum com a dor e mágoa retratada nessa música.
Ariadna Martins, 22 (Fortaleza, CE)

"Garota Nacional". É minha música preferida, porque me desperta lembranças de um período único da minha vida: a minha infância em Ribeirão Preto. Estive num dos shows de encerramento em São Paulo e por alguns minutos fui levado de volta a 1996. Muito obrigado, Skank!
Gregory Paes Landim Poleto, 34 (Ribeirão Preto, SP)

"Resposta". Ela remete a um amor perdido, porém não esquecido. Um amor que espera respostas, um amor que foi repleto de cumplicidade apesar do seu fim. Não vivi algo assim, mas a melancolia dessa música me remete a sentimentos intensos, tanto que tatuei um trecho dessa música em minhas costas.
Doralice Silva Alves de Oliveira, 29 (Maceió, AL)

O trecho de "Jackie Tequila" em que o Samuel canta "Linda toda, toda linda ela/ Toda beleza se reconhece nela" me lembra muito meu pai, mineiro de coração, também fã do Skank. Ele comentava minhas fotos com esse trecho da música e só me elogiava cantando essa parte. Desde pequena cantava essa música e fui entender qual era e conhecer a banda só mais velha. Ele faleceu em 2017, quando eu tinha 20 anos. Vi dois shows da despedida e o momento dessa música foi sempre o mais especial.
Ludmila Ferreira Candal, 26 (São Paulo, SP)

É difícil responder com objetividade se tratando de uma banda com uma extensa lista de músicas irradiantes e marcantes. Não é uma música do Skank para um sentimento e lembranças associadas. É um sentimento e várias lembranças dentro de cada música da banda. Desde 1996, a minha vida caminha com o Skank celebrando emoções incessantes.
Vanildo Gomes, 38 (Carmo do Rio Claro, MG)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.