Leitores da Folha comentam polêmica sobre criação de animais silvestres

'O ambiente doméstico e humanizado não faz bem ao animal', escreve assinante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, a Folha perguntou as opiniões dos leitores sobre a criação de animais silvestres, aproveitando o gancho da polêmica relacionada à capivara Filó. Confira a seguir algumas respostas.


Não dá para medir quantidade de afeto de outra pessoa. É preciso termos empatia em cada caso que acontece. O que temos que debater é a venda de animais de estimação, qualquer que seja.
Ronan Wielewski Botelho (Londrina, PR)

O lugar de animais silvestre é em seu habitat natural, seguros na natureza e protegidos por lei. O ambiente doméstico e humanizado não faz bem ao animal, mesmo quando bem tratado. É agir contra a natureza do bicho.
Alison Bezerra (São Paulo, SP)

Populações que moram próximas às regiões de matas inevitavelmente interagem com a fauna local. Evidentemente, não devem aprisionar e domesticar animais silvestres. Contudo, é natural que exista alguma forma de contato que, muitas vezes, se traduza no amansamento do animal silvestre e de sua permanência nas imediações do humano com o qual interagiu.
Thiago Marengoni (São Paulo, SP)

0
Cerca de 50 capivaras povoam os mais de dois quilômetros de extensão da raia olímpica da Universidade de São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

É errado, pois incentiva o tráfico de animais silvestres. É um péssimo exemplo para o Brasil, pois o tráfico e morte de silvestres já é uma triste realidade em nosso país. O Ibama deve ser fortalecido com a contratação de mais fiscais, melhoria nas instalações e o direcionamento adequado das multas. A cobrança de multas é importante para o que órgão tenha recursos.
Renata Batista Queiroz (João Pessoa, PB)

Há também que se considerar o equilíbrio do ecossistema que mostra uma relação de dependência entre a fauna e a flora, com perfeita interação entre ambos.
Ayesa de Souza Faria (Niterói, RJ)

É um absurdo completo. Mais um sintoma da onda ultraliberal vocalizada pela extrema direita, cuja ideologia é a de que o ser humano pode fazer o que bem entender com recursos naturais e humanos, priorizando seus interesses individuais, materiais e narcisistas, sem levar em conta consequências ambientais, saúde e bem-estar dos outros seres vivos e indivíduos.
Pedro de Oliveira Fernandes (Porto Alegre, RS)

Um debate amplo sobre quais animais podem ser domesticados é válido, já que hoje várias pessoas conseguem autorização para criar macacos como pets, por exemplo. Entretanto, é preciso estabelecer regras para que a lei seja para todos.
Fhilipe Pelájjio (Belo Horizonte, MG)

Sou contra. Já temos cães e gatos, que a cada dia, se assemelham mais a humanos. Não precisamos fazer a mesma coisas com os silvestres. Ainda mais se for para ganhar likes e dinheiro às suas custas. Precisamos protegê-los, mas mantendo-os em seus habitats.
Luiz Carlos Cavalcante (São Paulo, SP)

Acredito que a sociedade reprova "aprisionar" qualquer animal silvestre, mas isso deveria ser melhor diferenciado de uma "domesticação consciente", que implica dar alimentação, refúgio e proteção sem necessariamente tolher o acesso a espaços abertos condizentes com os hábitos naturais do animal.
Plinio Lins Brandão Veas (Campinas, SP)

Nem sempre esse processo se dá por encontros casuais entre bicho e gente. Na maioria das vezes essa prática é feita através do contrabando de animais, que são arrancados de seus habitats e expostos às mais terríveis crueldades.
Silvio Donizetti da Silva (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.