Descrição de chapéu Café da Manhã

Repórter relata como vive a crescente comunidade brasileira em Portugal

Denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram 150% em um ano

São Paulo

O interesse do brasileiro por emigrar para Portugal é crescente. Segundo dados mais recentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português, o número de brasileiros legalmente vivendo no país cresceu 5,1% em 2017, a primeira alta desde 2010, quando eram quase 120 mil brasileiros.

Além disso, uma alteração na legislação da nacionalidade portuguesa, que entrou em vigor em 2017, fez crescer 3.794% em dois anos a busca da dupla cidadania —e  os brasileiros representam 85% das requisições.

E como é ser um brasileiro que vive em Portugal? 

Em 2018, as queixas por discriminação étnica e racial no país cresceram 93,3% em relação ao ano anterior. E os relatos de xenofobia contra brasileiros, maior comunidade estrangeira no país, tiveram um aumento ainda mais expressivo: 150% em 12 meses.

O Café da Manhã sobre o assunto conta com a participação da jornalista em Lisboa Giuliana Miranda. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.