Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast analisa conversas vazadas de Moro e Deltan e repercussões; ouça

Mensagens mostram colaboração entre o então juiz e procurador da Lava Jato

Reportagens do site The Intercept publicadas neste domingo (9) revelaram mensagens atribuídas ao ex-juiz federal Sergio Moro e ao coordenador da força-tarefa de Curitiba, Deltan Dallagnol. Os diálogos mostram que os dois trocavam informações sobre ações da Lava Jato e sugerem que Moro pode ter interferido na atuação da Procuradoria.

O conteúdo das conversas, segundo especialistas, pode abrir margem para a anulação de condenações no âmbito da operação. 

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai recomendar o afastamento temporário de Moro, hoje ministro da Justiça, e de Deltan Dallagnol. A bancada oposicionista na Câmara dos Deputados declarou que quer o afastamento do ministro e o conselho nacional do Ministério Público abriu investigação disciplinar contra Dallagnol.

Após a publicação das reportagens, a equipe de procuradores da operação divulgou nota chamando a revelação de mensagens de "ataque criminoso à Lava Jato" e disse que o caso põe em risco a segurança de seus integrantes. Também em nota, Moro negou que o material tenha revelado "qualquer anormalidade ou direcionamento" da sua atuação como juiz.

Participa do Café da Manhã sobre o assunto o repórter Ricardo Balthazar.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.