Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast explica proposta de regulamentação de maconha medicinal no país

Anvisa propõe plantio de maconha em locais fechados e com acesso controlado por biometria

São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu início ao debate sobre a regulamentação do uso da maconha para fins medicinais no Brasil. A agência reguladora apresentou, na terça-feira (11), uma proposta para tentar liberar o cultivo da Cannabis no país com foco na pesquisa e a produção de medicamentos. Agora, o texto será levado para consulta pública por 60 dias. ​

O plantio de maconha ocorreria em locais fechados e com acesso controlado. Empresas também teriam que apresentar planos de segurança para evitar desvios e seriam alvo de inspeções periódicas.

Atualmente, o plantio de maconha é proibido no país. Desde 2006, no entanto, a lei 11.343 prevê a possibilidade de que a União autorize o plantio “para fins medicinais e científicos em local e prazo predeterminados e mediante fiscalização".

A iniciativa de propor regras para o plantio da Cannabis representa uma primeira tentativa da agência em regular o tema, o que deve aumentar o espaço para uso medicinal da maconha no país.

A repórter Natália Cancian participa do Café da Manhã sobre o assunto.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

 

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.