Descrição de chapéu Cinema Expresso Ilustrada

Existe censura às produções culturais no Brasil?

Expresso Ilustrada discute os últimos atritos entre o governo e a área cultural

São Paulo

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro suspendeu um edital que previa financiamento a séries de temática LGBT. Em julho, ameaçou extinguir a Ancine se a agência não pudesse ter filtros e criticou o valor recebido pelo filme "Bruna Surfistinha". Meses antes, em abril, o presidente tirou do ar comercial do Banco do Brasil com atores que representavam uma maior diversidade racial e sexual.

Mas, afinal: é possível dizer que essas medidas são censura? 

Para falar sobre esse tema, o Expresso Ilustrada desta semana tem a participação da professora Cristina Costa, que coordena o Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP, e o ex-secretário especial da Cultura, Henrique Pires, que pediu demissão do cargo após a suspensão do edital. 

 

O Expresso Ilustrada tem roteiro e apresentação de Bruno Molinero, repórter da Ilustrada, e Isabella Menon, repórter do Guia Folha. 

Os episódios são publicados todas as quintas-feiras, às 16h, e discutem semanalmente os principais assuntos relacionados a música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rss .

 

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

RadioPublic​   

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.