Descrição de chapéu Café da Manhã

Em meio ao coronavírus, Café da Manhã discute psicologia da pandemia; ouça

Psicóloga trata de aspectos que contribuem para o pânico e de como lidar com avalanche de informações

São Paulo

Epidemias provocam medo, ainda mais quando o agente causador da doença é pouco conhecido. E os efeitos da preocupação com o avanço do novo coronavírus são visíveis no Brasil e no mundo. São eventos cancelados, áreas isoladas, corridas a supermercados, entre outros.

O noticiário desta quinta-feira (12) foi dominado pelo tema. No Brasil, o número de casos de infecção pelo novo vírus chegava a 100, segundo informações do Ministério da Saúde. O secretário de comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, foi um deles. Como ele acompanhou Jair Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos nesta semana, o presidente e os outros membros da comitiva oficial estão sendo monitorados.

As Bolsas de Valores do mundo tiveram o pior pregão desde 19 de outubro de 1987, dia em que o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, desabou 22,61%. A reação do mercado veio depois de Donald Trump ter anunciado, na noite de quarta (11), que viagens da Europa para os EUA estariam suspensas por 30 dias.

Em meio à enxurrada de informações, confiáveis e não confiáveis, o Café da Manhã discute os aspectos psicológicos de uma pandemia com a psicóloga e colunista da Folha Vera Iaconelli.​

Esta matéria, feita pela editoria Equilíbrio e Saúde, esclarece dúvidas sobre transmissão, sintomas, grupos de risco e cuidados que devem ser tomados a respeito do novo coronavírus Sars-CoV-2.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Renan Sukevicius.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.