O que a CPI da Covid e o BBB têm a ver um com o outro; ouça o podcast

Expresso Ilustrada analisa como a forma que os políticos se comportam influencia o engajamento das redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Pega a pipoca e vem acompanhar a CPI com a gente", é o que diz uma postagem do perfil do Twitter Camarote da CPI (@camarotedacpi), que já tem mais de 50 mil seguidores no Twitter. Outro também muito atuante, chamado JaIrme's Vaccine Race (@jairmearrependi), fez um cartaz da programação da comissão como se fosse a escalação do Lollapalooza. Tem ainda o Marcelo Adnet narrando a comissão como se fosse o Galvão Bueno.

As redes sociais têm fervido com os momentos de embate entre aliados do governo e políticos da oposição durante a CPI da Covid. Como o momento em que o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, ameaça pedir a prisão do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten por mentir no depoimento.

Por isso, tem quem associe a CPI da Covid como uma espécie de nova edição do Big Brother, tamanha a audiência e engajamento que a investigação tem gerado. Não é como se Calheiros ou Omar Aziz fizessem as vezes de Tiago Leifert e coordenassem os paredões aos domingos. Mas é possível sim traçar paralelos entre a comissão e os realities.

O Expresso Ilustrada dessa semana analisa como a forma que os políticos se comportam influencia o engajamento das redes e a popularidade deles nesses espaços virtuais e também compara como a forma de consumir entretenimento pode se assemelhar à maneira como os espectadores se relacionam com a CPI.

O episódio conta com a participação do diretor da Quaest e cientista político Felipe Nunes, que analisa as redes sociais dos políticos desde o início da CPI da Covid e traça paralelos da investigação com o reality show mais assistido do Brasil. Também participa Chico Barney, colunista do UOL, que reflete porque pode ser perigoso associar a CPI com entretenimento.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Natalia Silva, e o roteiro é de Lucas Brêda, que apresenta o programa ao lado de Isabella Menon.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

0
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.