Descrição de chapéu Folha na Sala

Como a Escolinha do Professor Raimundo ajudou a moldar a imagem dos docentes

Podcast discute as imagens dos professores e da educação na imprensa, no entretenimento e na literatura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No segundo episódio da sua quarta temporada, o Folha na Sala discute qual papel a mídia tem na formação de uma imagem do docente e da educação brasileira.

Da literatura do começo do século, passando pelos programas radiofônicos das décadas de 1940 e 1950 até o noticiário policial atual, uma narrativa de que as condições de trabalho são precárias e o professor é vítima do desrespeito e desvalorização da profissão foi se construindo.

Segundo a professora Regina Zilberman, do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fantasia tem conexão com a realidade.

“Dentro da literatura do século 19 nós vamos ter algumas exceções das figuras masculinas do professor, mas em geral é o cara carrancudo mal encarado. Uma imagem que dá vontade de nunca botar os pés em algo parecido com uma sala de aula. E a educação brasileira talvez não fosse muito diferente disso. Não se está inventando, alegorizando, imaginando. Está traduzindo uma experiência”, explica.

Para o professor Adilson Citelli, da Escola de Comunicação e Artes da USP, além da imagem do professor severo com dificuldades para lidar com a classe, o espaço que a educação e a docência perdeu na imprensa ao longo dos últimos anos reforçou a imagem negativa da profissão.

Relegado a só aparecer no noticiário em episódios de confusão e violência, o professor se sente silenciado e mal representado. “Acho que o professor tem consciência de que há uma falsa representação dele e isso tem consequências. Uma delas é em relação à sua auto imagem. O professor sente que, progressivamente, foi perdendo aquele lugar social que possuía”.

O programa ainda ouviu o ator Bruno Mazzeo, que interpreta o professor Raimundo no remake da Escolinha do Professor Raimundo, exibido no Canal Viva –e é filho de Chico Anysio, criador do personagem–, e o apresentador Marcelo Tas, que criou o professor Tiburcio, da TV Cultura, na década de 1990.

Na sua quarta temporada o podcast vai abordar , em nove episódios quinzenais, o que é ser um bom professor, qual imagem a sociedade, pares e alunos têm de um professor de excelência e quais políticas públicas formam melhores profissionais em sala de aula.

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.