O dinossauro brasileiro que a Alemanha não quer devolver para o país; ouça podcast

Apesar de pedidos de pesquisadores brasileiros, museu alemão se recusa a devolver fóssil do Ubirajara jubatus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pesquisadores brasileiros começaram a encher as redes sociais do Museu de História Natural de Karlsruhe no início do mês com a hashtag #UbirajarabelongstoBR, ou Ubirajara pertence ao Brasil —uma referência ao fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, descoberto no Ceará e transportado irregularmente em 1995 para a Alemanha.

Os cientistas brasileiros só descobriram a existência do fóssil em 2020, quando a instituição alemã publicou um estudo sobre o dinossauro. Desde então, têm pedido que o museu devolva o Ubirajara para o Brasil —sem sucesso. Em setembro deste ano, a instituição se posicionou publicamente, dizendo que o fóssil pertence à Alemanha e não será devolvido.

No episódio desta quinta (16), o Café da Manhã conversa com a paleontóloga e professora da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) Aline Ghilardi sobre como o fóssil do Ubirajara foi parar na Alemanha, por que ele é importante —e o que pode ser feito pra ele voltar ao Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Angela Boldrini, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.