Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Será que sou a última romântica? Ouça Tati Bernardi no podcast Meu Inconsciente Coletivo

Temporada sobre o amor chega ao fim com episódio que discute o lugar do romantismo no mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Qual é o lugar do romantismo no mundo? É disso que trata o último episódio desta temporada de Meu Inconsciente Coletivo. No podcast, Tati Bernardi se deita no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente.

Neste episódio, Tati conversa com a psicanalista e escritora Fernanda Hamann, que pesquisa as relações entre literatura e psicanálise.

Ouça o episódio:

"Eu tenho a impressão de que hoje há um romantismo velado", diz Fernanda. "O romantismo é a ideia de que um outro vai preencher a sua falta. Só que o narcisismo contemporâneo agrega a isso outro ideal fortíssimo: o da liberdade. Então algumas pessoas têm dificuldade de conciliar esses dois ideais. De um lado, a busca por alguém que complete o seu ser. De outro, a vontade de uma liberdade total, sem restrições, limites ou concessões."

Participaram ainda desta temporada a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins; o ensaísta Chico Bosco; a psicanalista e professora Ana Suy; o psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias Ivan Capelatto; o psicanalista Rodrigo Alencar; a psicóloga, terapeuta sexual e de casais Ana Canosa; o psicanalista e escritor Robson Viturino; e o psicólogo e filósofo Antônio Neves.

As três temporadas do Meu Inconsciente Coletivo estão disponíveis nos principais agregadores de podcast. A edição de som é de Natália Silva.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.