Evasão escolar atinge crianças mais novas; ouça podcast

Folha na Sala acompanha 'trabalho de detetive' na zona sul de SP para encontrar alunos que deixaram de ir à aula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O episódio desta terça-feira (5) do Folha na Sala, o podcast de educação da Folha, mostra a cara nova de um problema antigo da escola pública no Brasil: a evasão escolar.

Se antes os esforços eram voltados principalmente para evitar que os jovens abandonassem os estudos no ensino médio, agora as estatísticas apontam um preocupante aumento na evasão de crianças de 6 a 10 anos de idade.

Um estudo do Unicef, o Fundo da Nações Unidas para a Infância e Educação, feito em parceria com o Cenpec em novembro de 2020, mostrou que naquele momento mais de 5 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos estavam fora da escola ou sem atividades escolares. O número representava 13,9% dos estudantes brasileiros.

A tendência se confirmou em 2021 com a volta às aulas. Os dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), feita de 2019 até o terceiro trimestre de 2021, mostram que a taxa de evasão escolar para crianças de 5 a 9 anos aumentou de 1,41% para 5,51%, um índice semelhante ao de 2006. Ou seja, retrocedemos 14 anos em apenas um ano.

No Jardim Aeroporto, zona sul de São Paulo, o podcast encontra Elenice Soares das Neves, que roda o bairro atrás de crianças que não aparecem na escola, como parte de um programa de busca ativa da prefeitura.

Ela encontra uma família com seis crianças, todas sem o seu direito à educação garantido.

No Amapá, estado com uma das maiores taxas de evasão do país, a professora Neurizete Nascimento, secretária-adjunta de Políticas da Educação, conta dos desafios de atender uma rede tão complexa e diversa e quais são os resultados das primeiras avaliações dos alunos na volta às aulas em 2022.

Os especialistas Marcelo Neri, pesquisador da FGV; Júlia Ribeiro, oficial de Educação do Unicef no Brasil; e o diretor de pesquisas do Cenpec, Romualdo Portella debatem os motivos, desafios e soluções do tema.

Na sua quinta temporada, o Folha na Sala debate, em nove episódios semanais, quais são os desafios da educação e da escola pública em 2022, na retomada das aulas presenciais após dois anos de abre e fecha devido à pandemia de coronavírus.

O podcast é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação foi de Angela Pinho e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o RSS do programa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.