Por que analistas alertam para guinada autoritária no México; ouça podcast

Presidente do país, López Obrador tenta reafirmar poder por meio de plebiscitos e acirra polarização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A tentativa do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, de reafirmar seu poder por meio de um referendo neste mês foi frustrada pela baixa taxa de participação –o que invalidou o resultado. Era preciso que 40% dos eleitores fossem às urnas, mas o comparecimento não passou de 20%.

Obrador tem recorrido a plebiscitos para pressionar outras instituições a aprovar medidas que ele acha importantes. Como quase sempre a resposta dos apoiadores é positiva, mesmo com baixa participação, ele usa o resultado para projetar uma imagem de intérprete da voz popular.

Ao mesmo tempo, ele aposta em um discurso polarizador e de ataque à imprensa em lives matinais. E por isso analistas têm alertado para um possível avanço autoritário no México.

No episódio desta sexta-feira (22), o Café da Manhã fala sobre os movimentos de López Obrador e discute o estado da democracia mexicana. O podcast conversa com a repórter da Folha Mayara Paixão.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.