Podcast: o que está em jogo no julgamento do STF sobre as emendas de relator

Decisão da corte pode impactar xadrez da relação entre governo eleito, Congresso e Judiciário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar a partir desta quarta-feira (7) as ações de quatro partidos contra as emendas de relator, instrumento que tem sido usado como moeda de troca nas negociações entre o governo Jair Bolsonaro (PL) e o Congresso.

Na campanha eleitoral, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou fortemente o uso das emendas e o controle que o Congresso passou a ter sobre recursos federais. Depois das eleições, Lula e o PT passaram a admitir a continuidade do instrumento, além de sinalizar com a manutenção delas para construir uma base de apoio no Legislativo.

No episódio desta quarta-feira (7), o Café da Manhã conversa com o repórter da Folha em Brasília Thiago Resende. Ele explica o que está em jogo nas ações contra as emendas de relator, discute como o STF pode se posicionar e analisa os impactos do caso para a relação entre governo eleito, Congresso e Judiciário.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Angela Boldrini, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.