Descrição de chapéu Café da Manhã chuva

Podcast: as chuvas históricas no litoral de São Paulo e a contenção de eventos climáticos extremos

Chuva recorde em Bertioga e São Sebastião deixou 46 mortos e 2.500 desalojados e desabrigados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As chuvas históricas que atingem o litoral de São Paulo já deixaram 46 mortos. O total de pessoas que tiveram que deixar suas casas chega a 2.500, e há ainda dezenas de desaparecidos.

De acordo com o governo paulista, em menos de 24 horas o acumulado de chuva ultrapassou os 600 milímetros em alguns pontos do litoral. Os índices em Bertioga e São Sebastião são dos maiores já registrados no país em um curto período.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estão trabalhando juntos em São Sebastião com o prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Além dos problemas estruturais nas cidades e nas estradas, a chuva também causou desabastecimento de água e deixou a comunicação por telefone e por internet difícil na região. O tempo continua instável, e mais chuva aumentaria ainda o risco de desabamento e deslizamento, já que o solo está encharcado.

O Café da Manhã desta quarta-feira (22) discute as razões para a repetição de tragédias relacionadas à chuva no Brasil e debate as políticas de prevenção desse tipo de catástrofe. O episódio tem entrevista com Ana Carolina Amaral, que assina o blog Ambiência na Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gabriela Mayer. Com produção de Angela Boldrini e Carolina Moraes e edição de som de Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.