Podcast: CPI da Americanas na reta final com novas acusações no caso de fraude

Comissão pode acabar sem apontar culpados; ex-CEO diz que empresa quer proteger controladores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-CEO da Americanas Miguel Gutierrez afirmou em depoimento que os controladores Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira participavam ativamente do cotidiano da varejista. Em depoimento por escrito à CPI que investiga a fraude de R$ 20 bilhões na companhia, o executivo disse que a atuação dos bilionários era ainda mais forte na área financeira.

Foi a primeira vez que um executivo apontou publicamente para uma possível participação dos acionistas majoritários no escândalo. Executivos que estiveram anteriormente na CPI ficaram em silêncio. A empresa que representa o trio de empresários chamou a acusação de Gutierrez de infundada.

Entrando na reta final, a comissão teve nesta terça (5) a leitura de uma versão inicial do relatório final. O texto aponta indícios de envolvimento de ex-executivos na fraude, mas não identifica os responsáveis. O escândalo fez com que a Americanas pedisse recuperação judicial. A empresa demitiu 9.175 funcionários, fechou 72 lojas e viu o valor de mercado despencar —o que impactou clientes e acionistas minoritários.

O Café da Manhã desta quarta (6) explica as novas acusações envolvendo a fraude na Americanas, analisa o rumo das investigações sobre o caso e discute as consequências dessa crise para o setor do varejo. O podcast entrevista Lucas Marchesini, repórter da Folha em Brasília.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.