Podcast explica primeiros julgamentos pelo 8/1 no STF e possíveis consequências

Sessões extraordinárias da corte começam nesta quarta com quatro homens no banco dos réus; defesa critica denúncias genéricas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Oito meses depois do 8 de Janeiro, os primeiros acusados por participação nos ataques golpistas se sentam nesta quarta-feira (13) no banco dos réus do Supremo Tribunal Federal. A corte incluiu o julgamento de quatro homens na primeira das sessões extraordinárias sobre o caso —eles têm idade entre 24 e 52 anos e moram no Paraná e em São Paulo.

Depois de processos de apresentação de denúncia e coleta de provas considerados céleres para o padrão do Supremo, a Procuradoria-Geral da República pediu a condenação dos réus; eles são acusados de crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a PGR, as provas são robustas —e incluem imagens, relatórios de inteligência e depoimentos. Um dos quatro réus desta quarta, por exemplo, gravou um vídeo sentado na Mesa Diretora do Senado, usando uma camiseta com a frase "intervenção militar federal". A Procuradoria ressaltou o "propósito criminoso" dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

Dos 2.151 presos nos dias seguintes ao ataque, 1.341 viraram réus. A estratégia da defesa deles deve incluir a falta de individualização nas denúncias; de acordo com os advogados, as provas obtidas não ligam os acusados a danos específicos.

Nesta quarta-feira (13), o Café da Manhã explica os primeiros julgamentos dos acusados pelo 8 de Janeiro. Rafael Mafei, professor da Faculdade de Direito da USP e da ESPM, discute os argumentos da defesa e da acusação e analisa os efeitos de eventuais condenações.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.