Podcast analisa contradições do Brasil na pauta climática durante a COP28

País recebe prêmio irônico por adesão à Opep+ em meio a conferência da ONU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Elogiado pela delegação ampla e pelos planos ambiciosos que almeja colocar na agenda da COP28, o Brasil passou nesta semana pelo constrangimento de receber o "antiprêmio" Fóssil do Dia. A menção irônica de uma ONG ambientalista chamou a atenção para o fato de o país ter anunciado a adesão à Opep+.

O presidente Lula (PT) disse que o Brasil aceitou o convite para, de dentro do grupo associado ao cartel de produtores de petróleo, influenciar os membros a abandonar os combustíveis fósseis. Mas o movimento é visto como contradição de um governo eleito com uma plataforma de defesa do ambiente e a proposta de liderar o combate à crise climática.

A situação ganhou peso porque os debates da conferência da ONU sobre o clima têm sido pautados pelo petróleo, em um ano no qual as emissões ligadas a combustíveis fósseis serão recorde. O encontro, que em poucos dias alcançou acordos multilaterais e compromissos voluntários, continua até o dia 12, ante a sombra do negacionismo científico de seu presidente, o chefe da estatal petroleira dos Emirados Árabes.

O Café da Manhã desta quarta-feira (6) discute a participação do Brasil na COP 28, a entrada na Opep+ e os sinais trocados do país na agenda climática. O podcast entrevista a jornalista Ana Carolina Amaral, que assina na Folha o blog Ambiência e está em Dubai.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores. A produção é de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe e a edição de som, de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.