Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: desdobramentos de ação da PF contra Carlos Bolsonaro no caso da 'Abin paralela'

Filho de ex-presidente foi alvo de mandados nesta segunda em operação que mirou núcleo político de suposto esquema de espionagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) se tornou nesta segunda-feira (29) mais um integrante do entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a ser alvo de uma investigação da Polícia Federal que mira a chamada "Abin paralela" —um esquema de espionagem ilegal operado na Agência Brasileira de Inteligência.

A PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra Carlos e assessores, mirando o que foi definido como núcleo político do esquema. Segundo o pedido que embasou a ação, autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, esse núcleo usaria o então diretor da Abin, Alexandre Ramagem, para obter informações sigilosas. Ramagem, hoje deputado federal (PL-RJ), foi alvo de operação da PF na semana passada.

Bolsonaro e Ramagem negam que tenham criado uma "Abin paralela" para espionar adversários. O ex-presidente disse que a PF age para constrangê-lo. Carlos não se manifestou, enquanto Flávio e Eduardo Bolsonaro afirmaram que a operação desta segunda cometeu abusos e é ilegal. A defesa de Jair Renan chama a investigação de "obra de ficção".

O Café da Manhã desta terça-feira (30) fala do cerco ao entorno de Jair Bolsonaro nas investigações sobre a Abin. Fabio Serapião, repórter da Folha em Brasília, discute os desdobramentos políticos do caso.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Magê Flores e Gabriela Mayer, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.