Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: o papel de Braga Netto na trama golpista e no bolsonarismo

Mensagens encontradas pela PF sugerem centralidade do general no plano para manter Bolsonaro no poder; ex-presidente se defende em ato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mensagens consideradas comprometedoras pela Polícia Federal deram destaque a Walter Braga Netto (PL), personagem de peso do governo de Jair Bolsonaro (PL), nas investigações sobre um plano golpista para manter o ex-presidente no poder em 2022.

O conteúdo encontrado pela PF sugere que o general incentivou a trama e tentou cooptar militares. O papel dele é considerado chave para estabelecer a ligação entre o 8 de Janeiro e as articulações antidemocráticas na cúpula bolsonarista antes, durante e após a eleição. Em ato neste domingo (25) convocado por ele para demonstrar força política, o ex-presidente se defendeu e negou a trama golpista.

Braga Netto foi ministro da Casa Civil e da Defesa antes de ser candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022. O general ganhou notoriedade na gestão Michel Temer (MDB), ao ser nomeado interventor federal da segurança no Rio de Janeiro. Em 2023, a operação virou alvo de investigação por suspeita de fraudes na compra de equipamentos.

O Café da Manhã desta segunda-feira (26) conta quem é Braga Netto e discute por que ele passou a ser visto como pivô de articulações golpistas.. O podcast entrevista Bruno Boghossian, colunista da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem, Carolina Moraes e Victor Lacombe e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.