Descrição de chapéu Café da Manhã petrobras

Podcast analisa como disputa por dividendos impacta imagem da Petrobras

Crise na empresa começou depois do anúncio de que petroleira não distribuiria todos os dividendos entre acionistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Petrobras vive uma crise desde que anunciou que não pagaria todos os dividendos aos acionistas da empresa. Apesar de o balanço de 2023 apontar um lucro de R$ 128 bilhões (menor que o de 2022, mas o segundo maior da história da companhia), o Conselho de Administração votou por reter os dividendos extraordinários.

A reação do mercado foi negativa e a medida levou a uma perda, somente na última sexta-feira (8), de R$ 55,3 bilhões no valor de mercado da empresa. A decisão foi lida como um sinal de que investir na Petrobras está rendendo menos e de que o governo está interferindo mais na companhia.

A diretoria propôs o pagamento de metade dos dividendos extraordinários, mas os representantes do governo no Conselho foram contra a proposta. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, indicado pelo Planalto, defende a distribuição parcial dos valores; ele se absteve na votação.

Na segunda-feira (11), o presidente Lula (PT) convocou uma reunião com Prates e os ministros envolvidos na disputa: Alexandre Silveira (Minas e Energia), Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda). Na saída, Haddad disse que o conselho da companhia voltaria a se reunir para debater os pagamentos e minimizou os atritos.

O episódio desta quarta-feira (12) do Café da Manhã trata da crise dos dividendos na Petrobras. O podcast ouve o repórter Nicola Pamplona, que explica como funciona esse pagamento pela companhia, e a repórter e colunista da Folha Adriana Fernandes, que analisa a disputa dentro do governo e os efeitos dela para a imagem da Petrobras.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Carolina Moraes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.