Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute os efeitos de investidas reacionárias na educação

Recolhimento de livro de Jeferson Tenório e eleição de Nikolas Ferreira para comissão na Câmara reforçam estratégia de grupos de pressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na última semana, três estados decidiram recolher de escolas o livro "O Avesso da Pele", do escritor Jeferson Tenório. Em linhas gerais, as decisões dos governos de Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná têm como justificativa uma suposta linguagem imprópria da obra, com descrições de cenas de sexo, por exemplo.

A censura a livros é uma das estratégias de grupos reacionários na educação. No Brasil, a prática de reprimir temas e abordagens em salas de aula ganhou força entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos últimos anos —e a educação virou objeto de disputa ideológica no Executivo e no Legislativo.

Na semana passada, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), importante voz do bolsonarismo, foi eleito para a presidência da comissão de educação na Câmara.

O episódio desta segunda-feira (11) do Café da Manhã trata das novas investidas conservadoras na educação, em duas entrevistas. A historiadora Lilia Schwarcz, fundadora da Companhia das Letras, fala sobre a censura a livros como parte dessa estratégia. Fernando Cássio, professor da Faculdade de Educação da USP, analisa como os políticos usam a educação em retóricas conservadoras. Ele integra a Rede Escola Pública e Universidade e o Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Carolina Moraes e edição de som de Thomé Granemann e Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.