Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2012 - 17h42

Manifestantes protestam contra Belo Monte durante julgamento do mensalão

Publicidade

DE BRASÍLIA

Quatro manifestantes foram expulsos do plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) após protestarem contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte (PA), durante o julgamento do mensalão, nesta quarta-feira (29).

Enquanto o ministro Gilmar Mendes iniciava seu voto, foram levantados três cartazes que, em conjunto, diziam "Belo Monte: é hora de julgar o mérito dessa questão". A ação durou nove segundos, até que os seguranças do tribunal arrancaram os cartazes das mãos dos manifestantes e os expulsaram do plenário.

Na segunda-feira à noite, o ministro Ayres Britto derrubou uma liminar que suspendia as obras de Belo Monte e determinou a retomada da construção. O mérito do processo ainda não foi julgado pelo Supremo.

"Não é um protesto contra o Supremo, a gente só veio aqui porque é o momento midiático para expor essa questão", disse uma integrante. Nenhum dos quatro retirados do plenário --três mulheres e um homem-- quis se identificar.

Eles disseram fazer parte do movimento Ocupa Sampa, inspirado em movimentos ocorridos no mundo todo, em que grupos de jovens acampam durante semanas, até meses, em frente a prédios de governos, bancos ou grandes corporações.

Perguntados sobre a hidrelétrica, os manifestantes não quiseram dar sua opinião. "Estamos apenas pedindo para que a Justiça caminhe", afirmou uma integrante. "A imprensa deveria pautar Belo Monte", disse outra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página