Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2012 - 06h30

De 'poste em poste' Brasil se ilumina, ironiza Lula

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS
DANIEL CARVALHO
ENVIADO ESPECIAL A CAMPINAS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem em comício do candidato do PT à Prefeitura de Campinas, Marcio Pochmann, que é "de poste em poste que o Brasil vai ficar iluminado".

A declaração faz referência às críticas que tentam colar em Pochmann o rótulo de político inexperiente, que só conquistou o posto de candidato por decisão de Lula.

Ex-presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ele era pouco conhecido na cidade e nunca havia disputado uma eleição, cenário similar ao do candidato Fernando Haddad (PT) na capital paulista.

Ao usar a metáfora do "poste", Lula se refere à capacidade atribuída a alguns políticos de conseguir, devido à sua popularidade, eleger "até um poste".

"Diziam que a Dilma era um poste. O Marcio, também. É de poste em poste que o Brasil vai ficar iluminado", discursou Lula, ao lado da presidente Dilma Rousseff.

Joel Silva/Folhapress
Dilma e Lula foram a Campinas fazer comício para o candidato Marcio Pochmann (esq.)
Dilma e Lula foram a Campinas fazer comício para o candidato Marcio Pochmann (esq.)

A menção à presidente se refere à eleição de 2010, quando Lula escolheu sua então ministra da Casa Civil para concorrer ao Planalto contra a vontade de parte dos dirigentes do PT. Dilma foi criticada pela falta de experiência e a oposição chegou a chamá-la de "boneco" de Lula.

Em sua fala, Dilma disse que ela e Pochmann são "representantes de uma nova forma de fazer politica", que "isso não significa inexperiência" e que é preciso eleger pessoas "sem tiques da política velha e clientelista".

Lula também criticou a cobertura eleitoral feita pela mídia, dizendo que a imprensa pregou o "medo" em 1989, quando foi derrotado por Fernando Collor. "As mesmas pessoas que amavam Cristo porque tinha barba me odiavam porque eu tinha barba."

CIDADE ESTRATÉGICA

A presença dos dois principais nomes do PT em Campinas mostra a importância dada à disputa no município.

Jonas Donizette (PSB) é o candidato do governador de Pernambuco Eduardo Campos, potencial presidenciável em 2014, e é apoiado pelo PSDB. Donizette tem 45% das intenções de voto e Pochmann, 39%, segundo a última pesquisa Ibope.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página