PT e governo do PR fazem acordo para retirar acampamento pró-Lula do entorno da PF

Na última sexta (13), a Justiça do PR havia fixado multa diária de R$ 500 mil para quem permanecesse no local

Ana Luiza Albuquerque
Curitiba

O PT e a CUT (Central Única dos Trabalhadores) assinaram acordo com a secretaria estadual de Segurança do Paraná transferindo o acampamento pró-Lula do entorno da Polícia Federal de Curitiba (PR) em direção ao parque Atuba, a cerca de 3 km.

O acampamento começou a ser montado no sábado (7), dia em que o ex-presidente iniciou o cumprimento da pena de 12 anos e um mês de prisão. 

Após a divulgação do acordo, o senador Lindbergh Farias (PT) afirmou à imprensa, no entanto, que os manifestantes não deixarão o entorno da PF. "Esqueçam o parque Atuba, não vamos sair daqui."

Ele disse que algumas tendas de alimentação serão retiradas e que as barracas de dormir serão transferidas para um terreno próximo ao local, mas que os atos políticos continuarão a acontecer em frente à polícia. O senador avaliou a nota da secretaria de Segurança como infeliz.

Em nota, a organização do acampamento informou que o pernoite será transferido para outro local da cidade, a ser definido a partir desta terça (17).

Em frente à PF, serão mantidas quatro tendas e estrutura de banheiros para assegurar a estrutura para a continuidade dos atos. "Seguiremos gritando todas as manhãs nosso 'Bom dia Lula' e enviando força e mensagens ao ex-presidente ao longo do dia", diz o texto.

A secretaria de Segurança afirma que os manifestantes podem continuar realizando atos no local. O parque Atuba foi o espaço público sugerido pelo governo para abrigar as tendas e barracas, mas a militância tem liberdade para se instalar em um terreno privado, se assim desejar.

Na última sexta-feira (13), a Justiça do Paraná havia fixado multa diária de R$ 500 mil para os manifestantes que permanecessem em frente à PF, à revelia de liminar que proibiu a montagem do acampamento na região. A Justiça argumentou que moradores estavam sendo prejudicados por falhas na iluminação pública e na coleta de lixo.

Segundo o acordo, a retirada das barracas terá início ainda nesta segunda-feira (16). A área deve estar liberada até as 18h desta terça (17). Também ficou definido que a utilização de equipamentos de som deverá ocorrer até às 19h30.

No caso de descumprimento do acordo, foi estabelecido que a multa incidirá em desfavor dos manifestantes a partir desta segunda.

​DECISÕES

Também na sexta-feira (13), a prefeitura pediu que Lula fosse transferido para outra unidade prisional devido à movimentação em frente à PF. Nesta segunda (16), a 12ª Vara Federal abriu espaço para que a defesa e o Ministério Público Federal se manifestem sobre a questão.

Nesta terça (17), às 14h, parlamentares da Comissão de Direitos Humanos do Senado realizarão uma diligência para verificar as condições de encarceramento do ex-presidente. O senador Lindbergh Farias (PT) disse que a preocupação não é com as instalações, mas com o isolamento de Lula e sua saúde. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.