Maluf é internado em São Paulo para realização de exames

Ele está em prisão domiciliar na capital paulista há uma semana

Gabriela Sá Pessoa
São Paulo

O deputado federal afastado Paulo Maluf (PP-SP) está hospitalizado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a tarde desta sexta-feira (6), para a realização de exames médicos.

Ele está em prisão domiciliar na capital paulista há uma semana. O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou que o político, preso em 2017 na penitenciária da Papuda, cumprisse sua pena em sua casa em razão do agravamento de suas condições de saúde.

Maluf, 86, passa por um tratamento de um câncer de próstata. Segundo seu médico particular, Sérgio Nahas, o deputado sofre de bronco pneumonia aspirativa e de atrofia dos membros inferiores, que dificulta os seus movimentos.

A defesa do parlamentar afastado planejava pedir autorização judicial para que pudesse deixar sua casa e ser submetido a exames desde que a prisão domiciliar foi decretada pelo ministro Dias Toffoli. O ideal, dizem, teria sido transferir Maluf do hospital em Brasília diretamente para outro centro de saúde em São Paulo.

Em maio de 2017, Maluf foi condenado pela primeira turma do STF a sete anos, nove meses e dez dias de prisão em regime fechado por crimes de lavagem de dinheiro. Também foi condenado à perda do mandato —estava direto na Câmara desde 2007 e teve outras duas incursões como deputado, além de ter sido prefeito de São Paulo e governador do estado.

De acordo com a denúncia, enquanto era prefeito de São Paulo (1993 a 1996), Maluf ocultou e dissimulou dinheiro desviado da construção da avenida Água Espraiada (atualmente chamada de avenida Roberto Marinho).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.