Descrição de chapéu impeachment pt

Assembleia rejeita recurso contra impeachment de Pimentel, mas mantém suspensão

Trâmite está parado porque ainda faltam dois recursos a serem analisados pela Mesa Diretora

O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT)
O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT) - Manoel Marques - 26.abr.18/Imprensa-MG/Folhapress
Carolina Linhares
Belo Horizonte

O presidente da Assembleia de Minas Gerais, deputado estadual Adalclever Lopes (MDB), negou nesta terça (8) um dos recursos de deputados governistas contra o recebimento do pedido de impeachment do governador Fernando Pimentel (PT).

Como ainda restam duas questões de ordem que questionam o pedido de impeachment, a tramitação continua suspensa até que haja nova decisão da Mesa Diretora. O próximo passo na análise do pedido de impeachment seria a formação de uma comissão especial.

A presidência da Assembleia informou ainda que não receberá mais nenhuma nova questão de ordem sobre o caso. 

"Todas as questões de ordem serão respondidas, o regimento não fixa um prazo para o presidente decidir. Mas na minha opinião, acredito que até semana que vem elas deverão ser respondidas", disse o primeiro-vice-presidente da Casa, Lafayette Andrada (PRB).

A questão de ordem negada nesta terça havia sido apresentada pelo líder de governo, deputado Durval Ângelo (PT), na quarta passada. 

Adalclever rejeitou o argumento de que o pedido de impeachment deveria ter sido recebido por ele e não pelo deputado Lafayette Andrada (PRB), que exercia a presidência na sessão em que houve o acolhimento. 

"No regimento da Assembleia é muito claro que o presidente em exercício tem todas as atribuições do presidente eleito. Não há nenhuma legalidade em o presidente em exercício receber a denúncia", disse Andrada.

Ficou pendente de análise o questionamento feito pelo deputado estadual Rogério Correia (PT), também na quarta passada, de que o recebimento da denúncia não foi fundamentado. Ele afirma que a Mesa deveria explicitado o porquê do acolhimento.

A terceira questão de ordem a ser analisada foi apresentada nesta terça pelo deputado estadual André Quintão (PT). Ele argumenta que o pedido de impeachment perdeu seu objeto, uma vez que os valores atrasados devidos à Assembleia foram pagos nesta segunda (7).

O pedido de impeachment acusa Pimentel de atrasar pagamentos à Assembleia e ao Judiciário, os chamados duodécimos, e também repasses de impostos devidos às prefeituras. A Secretaria da Fazenda confirmou que o governo fez um pagamento à Assembleia na segunda, mas não informou o valor.

"O principal motivo da apresentação da denúncia diz respeito ao atraso dos duodécimos. Eles estão regularizados tanto no Poder Legislativo quanto no Poder Judiciário, não acarretando nenhum atraso para o pagamento de servidores desses Poderes. Portanto, a denúncia está sem objeto e não pode ser recebida", afirmou Quintão. 

O líder de oposição, deputado estadual Gustavo Corrêa (DEM), classificou a nova questão de ordem como ato de desespero e afirmou que a tramitação do impeachment deve seguir adiante. "É a mesma coisa de cometer um crime e depois dizer que não cometeu ou que pediu desculpa. O governador não vem cumprindo com as suas obrigações. Não tem feito o repasse aos municípios mineiros", disse.

Para Quintão, porém, de acordo com a questão de ordem que apresentou, as condutas do governador descritas no pedido de impeachment, incluindo a retenção de repasses, não configuram crime de responsabilidade. 

Durante a sessão nesta tarde, houve manifestação contra Pimentel na galeria do plenário. Faixas em apoio ao impeachment foram penduradas dentro e fora da Assembleia. 

Com a manutenção da suspensão dos trâmites do pedido de impeachment na Assembleia, a base governista ganhou tempo. Porém, os sinais de rompimento entre Adalclever e Pimentel, então aliados, permanecem.

No sábado (5), Adalclever exonerou 62 servidores comissionados na liderança do governo, ou seja, indicados ao cargo pelo PT. O atrito na relação se deu principalmente diante da possibilidade de que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) concorra ao cargo de senadora na chapa de reeleição de Pimentel —Adalclever contava com seu nome para o posto.

Além disso, uma outra ala do MDB, liderada pelo vice-governador Antônio Andrade, que é presidente do partido, já declarou guerra a Pimentel há mais tempo. Governador e vice estão rompidos desde 2016. No dia 1º de Maio, Andrade promoveu uma votação interna no MDB que decidiu pelo lançamento de uma candidatura própria no estado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.