Descrição de chapéu jornalismo Folha

Jornal renova mandato de Paula Cesarino Costa como ombudsman por um ano

A direção do jornal renovou seu contrato pela segunda vez, com término previsto para abril de 2019

A jornalista Paula Cesarino Costa, que teve mandato renovado como ombudsman da Folha
A jornalista Paula Cesarino Costa, que teve mandato renovado como ombudsman da Folha - Ricardo Borges/Folhapress
São Paulo

Em seu terceiro ano como ombudsman da Folha, a jornalista Paula Cesarino Costa se deparará com a cobertura da Copa, das eleições e da intervenção no Rio atenta especialmente à pluralidade e à veracidade do conteúdo veiculado.

Em comum acordo com Costa, a direção do jornal renovou o seu mandato pela segunda vez, com término previsto para abril de 2019.

Décima segunda profissional a exercer a função, Costa, 53, assumiu em abril de 2016, depois de ter sido secretária de Redação na área de edição e diretora da sucursal do Rio, com mais de 30 anos de casa.

Cabe à ombudsman elaborar críticas diárias para consumo interno da Redação e uma coluna semanal publicada aos domingos no caderno Poder. Também deve dar seguimento a reclamações e comentários de leitores e personagens.

Para a jornalista, o principal desafio de seu novo mandato são as notícias falsas, ou, em inglês, "fake news".

"Não há dúvida de que terão papel predominante na campanha eleitoral e na ação da ombudsman, seja do ponto de vista de sua disseminação, seja em relação às inúmeras iniciativas de combate, prevenção e acompanhamento", observou.

Refletindo sobre a polarização no cenário nacional, Costa defendeu o respeito ao tripé que integra os princípios editoriais da Folha. "É essencial manter pura a santíssima trindade do bom jornalismo. O jornal deve se manter crítico, plural e apartidário."

Coberturas como as das reformas trabalhista e previdenciária, a seu ver, falharam nesse sentido: não escaparam ao viés ideológico. "Muitos reclamam do partidarismo. Enxergo escorregões, mas o eixo maior do problema é a falta de pluralidade na construção da pauta, na lista de entrevistados e na apresentação do tema."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.