Descrição de chapéu Eleições 2018

Ex-boxeador Popó anuncia candidatura ao Senado pela Bahia

Recém-filiado ao PDT, ele deve entrar na disputa com uma candidatura independente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

O tetracampeão mundial de boxe Acelino Popó Freitas, 42, anunciou que vai disputar uma cadeira no Senado pela Bahia.

Recém-filiado ao PDT, Popó deve entrar na disputa com uma candidatura independente: não fará parte da chapa do governador Rui Costa (PT), candidato a reeleição, nem da chapa da oposição, cujo principal candidato é José Ronaldo (DEM).

Como um lutador que arrisca tudo por um nocaute, quer ser um elemento surpresa no que considera uma das eleições mais abertas dos últimos anos.

Ex-boxeador Acelino Freitas, o Popó - Marcelo Camargo - 31.jan.2011/Folhapress

“Acho que tenho chance porque vou fazer uma campanha falando diretamente para a população. O povo não está interessado em briga de partido, ele quer alguém que o represente de verdade”, disse à Folha o ex-boxeador.

Ao lançar-se para o Senado, Popó diz ter se inspirado no exemplo do ex-jogador Romário (Podemos), eleito senador pelo Rio de Janeiro em 2014 mesmo sem dispor de uma grande estrutura partidária.

Esta não será a estreia de Popó na política. O ex-pugilista foi deputado federal pelo PRB da Bahia entre 2011 e 2014, mas não conseguiu renovar o mandato na eleição passada.

Em 2016, cogitou disputar a eleição para vereador em São Paulo, mas desistiu. Mudou de partido, diz, porque o PRB era “muito voltado para o pessoal da igreja”. Sob novos ares, quer capitalizar o sucesso que teve como esportista para chegar ao eleitor baiano.

Para o presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Júnior, a candidatura do ex-pugilista pode ganhar corpo numa eleição em que os partidos enfrentam uma crise de representatividade.

“Ele é um cara em que as pessoas tendem a se espelhar. É uma pessoa humilde, que veio e baixo e que nunca se envolveu com coisa errada”, diz.

Contra si, Popó terá adversários com entrarão na disputa sob fortes máquinas partidárias. No campo governista, o ex-governador Jaques Wagner (PT) e o deputado estadual Angelo Coronel (PSD) devem ser os candidatos. Na oposição, já está definido o nome do deputado federal Jutahy Júnior (PSDB).

Caso seja eleito, Popó promete ir para o Congresso com bandeiras bem definidas: esporte, educação e a defesa da população LGBT. A causa LGBT é uma novidade na vida do esportista, que há cerca de um ano soube que um de seus cinco filhos é homossexual.

“Tenho um filho gay e sei que são pessoas que enfrentam todo tipo de preconceito e dificuldade. Quero representá-los também”, diz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.