Descrição de chapéu Eleições 2018

Ciro divulga carta em que pede suspensão das tratativas de compra da Embraer pela Boeing

Pré-candidato do PDT à Presidência disse que negociação é 'hostil aos interesses do brasileiro'

Ciro Gomes durante encontro com empresários do setor de máquinas e equipamentos na ABIMAQ, em São Paulo - Diego Padgurschi/Folhapress
São Paulo

O pré-candidato à Presidência do Brasil pelo PDT, Ciro Gomes, divulgou nesta quarta (18) a carta enviada às empresas Embraer e Boeing pedindo a suspensão das tratativas de compra da brasileira pela americana. O documento é do dia 13/7. 

O político afirma que a Embraer é de importância para a segurança do país e que a negociação é "hostil aos interesses do povo brasileiro". 

"É uma carta humilde, respeitosa. Eu apenas estou lembrando que a entrega da Embraer a uma multinacional americana cujo principal cliente é o Pentágono, que são as Forças Armadas americanas, atenta contra a soberania nacional e contra a segurança brasileira", disse Ciro durante entrevista à rádio Bandeirantes. 

A Boeing acertou a compra de 80% da divisão de jatos comerciais da Embraer por US$ 3,8 bilhões (R$ 14,9 bilhões) no começo de julho. Um memorando de entendimentos foi assinado em 5/7, mas a conclusão do negócio está prevista para ocorrer apenas no segundo semestre de 2019.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.