Descrição de chapéu Eleições 2018

Bolsonaro critica Folha por reportagem sobre aborto

São Paulo

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) criticou a Folha após a publicação de uma reportagem nesta terça-feira (7) sobre seu posicionamento a respeito do aborto. 

O jornal, segundo o deputado, fez fake news ao atribuir a ele a opinião de que um homem não deve intervir na decisão da mulher sobre o aborto.

"Mentira, nunca falei isso! Mais uma covardia dessa imprensa suja", disse em vídeo publicado nas redes sociais e divulgado por ele e seus filhos políticos. 

"Eles querem com isso me jogar contra determinados grupos de pessoas", segundo o candidato.

O candidato a Presidência Jair Bolsonaro (PSL) conversa com jornalistas ao deixar a Câmara dos Deputados, em Brasília
O candidato a Presidência Jair Bolsonaro (PSL) conversa com jornalistas ao deixar a Câmara dos Deputados, em Brasília - Pedro Ladeira - 07.ago.2018/Folhapress

Bolsonaro afirma que, caso um dia o Congresso aprove uma lei que flexibilize o aborto, ele vetaria a proposta, caso fosse presidente.

Essa declaração foi dada também à Folha, quando a repórter o entrevistou por telefone, e incluída na reportagem que o presidenciável criticou.

Nessa entrevista, o jornal o questionou sobre uma declaração que ele deu à revista IstoÉ Gente em 2000.

Na época, a repórter perguntou o que ele achava da legalização do aborto. Disse Bolsonaro: “Tem de ser uma decisão do casal”. Foi questionado, então, se “já viveu tal situação”.

“Já. Passei para a companheira. E a decisão dela foi manter. Está ali”, afirmou apontando para uma foto do quarto filho, Jair Renan, com um ano e meio.

À Folha, 18 anos depois, o agora presidenciável frisou que era contra o aborto, mas que fazer ou não o procedimento é uma decisão que cabe à mulher. Indagado se uma mulher deve ser presa se fizer o aborto, como prevê a legislação que defende, Bolsonaro disse que desconhecia qualquer uma que tivesse sido.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.