Descrição de chapéu Eleições 2018

Defesa de Lula alegará que processo do registro não está pronto para julgamento

PGR quer que o TSE defina a situação do ex-presidente antes do horário eleitoral na TV e no rádio

Marina Dias
Brasília

A defesa do ex-presidente Lula vai alegar que o processo do registro da candidatura do ex-presidente Lula não está preparado para julgamento. A sessão ocorre nesta sexta-feira (31), em sessão extraordinária do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Advogados de Lula e dirigentes do PT afirmam que não foram surpreendidos pelo pedido da Procuradoria-Geral da República, feito nesta madrugada, para que o TSE antecipe o julgamento do registro da candidatura do ex-presidente ao Planalto.

O processo de Lula foi incluído na pauta de julgamentos desta sexta pouco antes do início da sessão, marcada para as 14h30.

Os petistas avaliavam que a corte deveria evitar passar uma imagem de açodamento no caso do ex-presidente, mas diziam que não descartavam surpresas.

Na opinião de advogados de Lula, o relator do processo do ex-presidente no TSE, Luís Roberto Barroso, queria acelerar os prazos, apesar da presidente da corte, Rosa Weber, defender o cumprimento das datas, e sua opinião poderia prevalecer.

A defesa de Lula entregou seu parecer na noite desta quinta-feira (30) e poderia haver prazo de pelo menos cinco dias para as alegações finais das partes. Há especialistas, contudo, que afirmam que esse prazo não precisaria ser cumprido, visto não há provas novas produzidas no caso.

Aliados do vice e substituto de Lula, Fernando Haddad, defendem a troca imediata da cabeça de chapa. 

O argumento é de que o partido não pode ficar sem o tempo na televisão e que Haddad precisa conquistar os votos que hoje estão na órbita de Lula, potencializando seu poder de transferência. 

O horário eleitoral na TV e no rádio que para candidatos à Presidência da República começa neste sábado (1º). 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.