Homem que zomba de preço da gasolina em vídeo não é filho de Lula

Versão mais antiga do vídeo encontrada pelo Comprova é de 2015 e não traz nenhuma referência aos filhos do ex-presidente

São Paulo

A identidade de um homem que zomba do preço da gasolina tem sido atribuída erroneamente a um filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em vídeo que circula em redes sociais. Lula, que foi registrado como presidenciável do PT no dia 15 de agosto, teve sua candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na sexta (31).

Na gravação viral, o motorista, que apesar de não se identificar afirma estar dirigindo um carro modelo Camaro, da Chevrolet, diz não se importar com o preço da gasolina, a R$ 4 o litro. Como verificado pelo projeto Comprova, a postagem original do vídeo é de 2015 e não tem qualquer referência ao ex-presidente.

Para buscar o vídeo original, o Comprova utilizou a ferramenta de pesquisa reversa por imagem do Google, em que é possível procurar por um trecho do vídeo e encontrar sites que incluam a mesma imagem.

A gravação mais antiga encontrada pelo Comprova foi publicada no YouTube em 25 de outubro de 2015. Outra indicação de que o vídeo não é recente é o fato de o homem afirmar ironicamente "obrigado, Dilma", e não fazer qualquer referência ao atual presidente, Michel Temer.

O vídeo parece ser uma paródia de um vídeo de 2014, feito por outro homem em Iporá (GO), que diz estar dirigindo um Camaro, zomba do preço da gasolina e agradece a Dilma que, naquele ano, governava o país.

A versão do vídeo com referência ao ex-presidente petista, com a legenda "Filho do Lula zuando o povo" começou a circular na época da paralisação dos caminhoneiros, em maio —na época, uma das principais reivindicações do movimento era a diminuição no preço dos combustíveis. A postagem mais antiga encontrada pelo Comprova neste ano no YouTube é de 2 de junho, poucos dias depois dos últimos bloqueios em estradas.

O boato voltou a ser publicado nesta semana no Facebook e no YouTube, com a proximidade das eleições e em meio há uma onda de áudios falsos sobre o início de um novo protestos de caminhoneiros.

Além de a publicação original não fazer qualquer referência a filhos do ex-presidente, o motorista afirma no vídeo que acabou de abastecer em Gravataí, Rio Grande do Sul. Segundo a revista Veja, nenhum dos quatro filhos homens de Lula vive no Rio Grande do Sul. A única entre os herdeiros do petista a morar fora do estado de São Paulo é Lurian Cordeiro Lula da Silva, que vive no estado do Rio de Janeiro.

Também é possível perceber que o homem do vídeo não se parece com nenhum dos filhos do líder petista —Marcos Cláudio, Fábio Luís, Luís Cláudio e Sandro Luís. o Comprova comparou dez fotos dos Lula da Silva com o motorista do Camaro em um software de reconhecimento facial chamado Betaface. Não houve nenhuma correspondência— a maior semelhança foi com Fábio Luís, que teve 73% de equivalência de traços faciais.

Para comparação, quando confrontamos diferentes fotos do motorista do Camaro no software, o Betaface aponta correspondências com até 87% de semelhança.

A revista Veja e o site Boatos.Org também já contestaram a peça de desinformação.

Homem que zomba de preço da gasolina em vídeo não é filho de Lula
Homem que zomba de preço da gasolina em vídeo não é filho de Lula - Reprodução/Comprova

MANUAL PARA NÃO PROPAGAR FAKE NEWS

Busque a fonte original;

Faça uma busca na internet: muitos casos já foram desmentidos;

Cheque a data: a "novidade" pode ser antiga;

Leia a notícia inteira;

Cheque o histórico de quem publicou;

Se a notícia não tem fonte, não repasse.

Participaram da apuração deste texto os veículos O Estado de S. Paulo e Veja, que integram o Comprova, projeto que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018. É possível sugerir checagens pelo WhatsApp da iniciativa, no número (11) 97795-0022.   

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.