Descrição de chapéu Eleições 2018 Debates

Debate Folha, UOL e SBT com governadores será nesta terça (23) em SP, RJ e MG

Em São Paulo, o encontro acontece nos estúdios do SBT, com mediação do jornalista Carlos Nascimento

São Paulo

O debate entre os dois candidatos ao segundo turno do Governo de São Paulo, João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB), promovido por Folha, UOL e SBT ocorrerá nesta terça-feira, dia 23, das 18h10 às 19h30. 

O encontro acontece nos estúdios do SBT, com mediação do jornalista Carlos Nascimento. Haverá transmissão ao vivo pelos veículos organizadores.

Serão três blocos. No primeiro e no terceiro blocos, serão seis sequências de perguntas livres entre os candidatos, com respostas, réplicas e tréplicas.

No segundo bloco, jornalistas dos três veículos organizadores farão perguntas aos candidatos. Cada jornalista fará duas perguntas por candidato. O jornalista poderá complementar a pergunta após a resposta do candidato e o candidato poderá, em seguida, complementar sua resposta.

No final do terceiro bloco, cada candidato terá um minuto e meio para suas considerações finais.

Foi proposto um novo modelo de evento, com banco de tempo, mas o tucano não aceitou.

formato de banco de tempo, muito utilizado na Europa, foi testado no primeiro turno com as candidatas a vice-presidente Manuela D'Ávila (PC do B), Kátia Abreu (PDT) e Ana Amélia (PP), e elogiado por elas.

A campanha de França havia aceitado de imediato. Por este novo formato, os candidatos poderiam administrar o tempo como bem entendessem. Ou seja, em vez de terem tempos cravados para responder às perguntas, poderiam administrar os 25 minutos que lhes seriam facultados.

Como uma das partes não concordou, voltou-se ao modelo acordado no primeiro turno.

DEBATES RJ e MG  

Também estão confirmados no mesmo dia 23, às 18h10, os debates com os candidatos aos governos do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e Antonio Anastasia (PSDB).

Estava previsto também um debate no Rio Grande do Sul, com os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), mas as duas campanhas desistiram de participar. 

E outro debate, o do Distrito Federal, teve a desistência de Ibaneis (MDB). Rodrigo Rollemberg (PSB) será entrevistado pelos jornalistas.

 

 

DEBATE PRESIDENCIAL

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, não vai participar de debates no segundo turno.

"Ele não tem obrigação de comparecer. É uma decisão não comparecer”, declarou Gustavo Bebianno, presidente interino do partido do capitão reformado, em entrevista no Rio.

A declaração foi dada no mesmo dia em que Bolsonaro passou por nova avaliação médica. Ele se recupera de uma facada sofrida no dia 6 de setembro, durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

A equipe médica disse que a participação de Bolsonaro em debates depende apenas do candidato.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.