Descrição de chapéu Eleições 2018

Senador, Major Olímpio apoiará venda de reservas indígenas e fim de torcidas organizadas

Apoiador de Bolsonaro em SP, deputado também quer revogação do estatuto do desarmamento

O deputado federal Major Olímpio (PSL) é um dos soldados mais antigos e fiéis do bolsonarismo.

Coordenador de campanha de Jair Bolsonaro (PSL) em São Paulo, ele foi beneficiado pela onda de popularidade do presidenciável, ultrapassou nomes fortes (como a tucana Mara Gabrilli, eleita, e o petista Eduardo Suplicy), e foi o candidato ao Senado mais votado em São Paulo, com 28,81% dos votos válidos.

Major Olimpio vota no Colégio Objetivo, na Zona Norte de São Paulo
Major Olimpio vota no Colégio Objetivo, na zona norte de São Paulo - Newton Menezes/Futura Press/Folhapress

Ele, que diz que “a ficha ainda está caindo”, afirma que o capitão reformado do Exército não interferirá nas eleições paulistas, a despeito do flerte de João Doria (PSDB), que tem tentado fazer pegar a moda Bolsodoria.

Sobre o Senado, ele define como prioridades de seu mandato a redução da maioridade penal, a revogação do estatuto do desarmamento e a retomada de projeto seu para extinguir torcidas organizadas. Ele também diz que apoiará projeto de Bolsonaro de venda de reservas indígenas.

 

Como o senhor entende essa onda bolsonarista que engordou as votações de diversos candidatos na reta final? Foi um recado dado pela população de que estão esgotados com a velha política. Surgiu, então, essa onda bolsonarista como resposta. É uma esperança que surgiu dessa expectativa dos eleitores.

Quais são as principais metas do seu mandato? A redução da maioridade penal é questão de honra. Também vou priorizar a luta pela revogação do estatuto do desarmamento para possibilitar que o cidadão de bem se defenda. E vamos lutar pela sedimentação do Sistema Único de Segurança Pública, que já foi aprovado mas ainda não foi implementado. 

O senhor já apresentou na Câmara um projeto de extinção das torcidas organizadas. Vai retomá-lo no Senado? Vou prosseguir com ele. As torcidas organizadas surgiram como grupos para apoiar os times, mas se tornaram organizações criminosas que colocaram os clubes e os torcedores como reféns. Organizadas de São Paulo fizeram até campanha para não votar em mim, porque se tornaram esses antros que geram violência. São fachadas para o crime.

Como o senhor vê o segundo turno das eleições presidenciais? Faltou um “Alckminzinho” para ganharmos no primeiro turno. Vamos ter uma vitória avassaladora, com mais de 70% dos votos no segundo turno, com toda a certeza.

Bolsonaro já propôs colocar as reservas indígenas nas mãos dos índios para que eles possam vender os terrenos. Como senador, o senhor será favorável a isso caso um dia o projeto chegue? Concordo. As reservas indígenas hoje se prestam a sofrer com o extrativismo de minerais. Temos tantas organizações picaretas que estão defendendo o meio ambiente. Com absoluta certeza eu defenderei e vamos tentar implementar.

A Janaina Paschoal (PSL), deputada estadual por São Paulo, disse que abandonará o Bolsonaro caso ele se mostre autoritário. O senhor faria o mesmo? Não existe o menor risco de acontecer. O Bolsonaro não tem o menor viés autoritário. Querem colocar esse estigma devido ao fato de ele ser militar. Janaína jamais precisará deixar o Bolsonaro. É a pessoa que conheço que mais defende a liberdade de expressão e das pessoas.

A ideia de uma Constituinte já foi defendida por ambas as candidaturas, a de Fernando Haddad (PT) e a de Bolsonaro. O senhor concorda? Discordando do general Hamilton Mourão (PRTB), acredito que uma Constituinte tem que contar com os representantes do povo. Mas a ideia dele não é a do programa de governo nem a do Bolsonaro. Sou um pouco reticente com a ideia de se chamar uma Assembleia Constituinte Nacional. Acho que se faria um esforço muito grande em um primeiro momento e produziríamos muito pouco.

Como o senhor vê o apoio de João Doria a Bolsonaro em São Paulo? Achei extremamente antiético da parte do pessoal de campanha dele plantar o voto Bolsodoria quando nós tínhamos um candidato, o Rodrigo Tavares (PRTB). Meu vídeo [Olímpio gravou vídeo em que acusa Doria de oportunismo] foi em relação a isso. Independente se o Doria está falando em Bolsonaro por oportunidade eleitoral ou não, conversei com Bolsonaro e [Gustavo] Bebianno [presidente do PSL] e o partido terá posição de neutralidade. 

O Bolsonaro vai manifestar apoio a ele ou gravar algum vídeo de agradecimento? Neutralidade. Temos um objetivo maior que é a eleição de Bolsonaro. Não vamos entrar nessa briga doméstica aqui em São Paulo. Jamais [terá vídeo de Bolsonaro para Doria]. Bolsonaro não vai tomar posição na eleição em São Paulo. E ninguém vai me ver em palanque do PSDB em São Paulo.

Em seu vídeo, o senhor acusa Doria de oportunismo por apoiar o voto BolsoDoria enquanto Geraldo Alckmin ainda estava na disputa. É lógico que agora ele quer pegar uma carona na popularidade do Bolsonaro. Entendo que agora é legítimo. Lá atrás, quando tínhamos candidato a governador, foi antiético, no mínimo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.