França nomeia Goldman, desafeto de Doria, para Conselho de Educação de SP

Indicação tem validade de três anos e é mais um episódio da troca de críticas entre os tucanos

Luís Adorno
São Paulo | UOL

O governador Márcio França (PSB) nomeou o ex-governador Alberto Goldman (PSDB), desafeto do futuro governador do estado João Doria (PSDB), como membro titular do Conselho Estadual de Educação. A indicação tem validade de três anos e foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (27).

Os membros do conselho costumam discutir medidas que padronizam ações em instituições de ensino no estado e auxiliam nas decisões e projetos desenvolvidos pela pasta através de pareceres, indicações e deliberações. O cargo não tem remuneração, segundo a Secretaria Estadual de Educação.

0
O ex-governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB) - Jorge Araújo - 5.nov.18/Folhapress

Goldman e Doria trocam críticas publicamente desde o ano passado, quando Goldman criticou a gestão Doria na prefeitura da capital: "Nós não temos prefeito, temos um candidato a presidente da República. (...) Diz que está trazendo alguma coisa para São Paulo; não está trazendo nada", afirmou o ex-governador, em outubro de 2017.

Doria respondeu a Goldman de forma ácida: "Você é um improdutivo, um fracassado. Você coleciona fracassos na sua vida e, agora, vive de pijamas na sua casa". Na época, Doria era cotado para candidato do PSDB à Presidência, no lugar de Geraldo Alckmin, que obteve apenas 4% dos votos no pleito --o pior resultado da história do PSDB.

De lá para cá, a relação entre os dois não melhorou. Durante a campanha eleitoral deste ano, Goldman anunciou apoio a Márcio França, o que determinou o pedido de expulsão do ex-governador feito pelo diretório municipal do PSDB. A movimentação na capital gerou novo ataque de Goldman.

"[Doria] foi péssimo prefeito, não fez gestão coisa nenhuma, e além disso o caráter dele. Você pode ter divergências políticas e administrativas, mas caráter não. Ele é homem que não respeito seu caráter e sua forma de agir desde muito tempo", afirmou durante o período eleitoral à rádio Jovem Pan.

​​Doria rebateu novamente, o chamando de "traidor". "Trabalhou por outro candidato, utilizou propaganda de outro candidato, adesivo, camiseta, bandeira, é expulso. E vale para todos", afirmou o então candidato ao governo.

Além de Doria, o ex-prefeito de Botucatu e ex-secretário estadual de educação, João Cury Neto, expulso do PSDB por apoiar França contra Doria, também foi nomeado pelo governador do PSB a membro do Conselho de Educação.

"No entendimento do partido, ao tomar a decisão de não representar o PSDB para defender o governo de um adversário no pleito de outubro, Cury feriu os incisos III e V do artigo 15 do estatuto partidário, configurando 'irrefutável transgressão ética'", afirmou à época o presidente estadual tucano, Pedro Tobias.

Além dos dois políticos, França também nomeou ao Conselho de Educação as pedagogas Ana Teresa Gavião Almeida Marques Mariotti e Teresa Roserley Neubauer da Silva. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.