Folha foi líder em audiência em 2018

Jornal bateu recorde com eleição e teve mais visitantes e páginas vistas do que concorrentes

São Paulo

​A Folha teve em 2018 o site de jornal com mais audiência do país. É também o diário com o maior número de assinantes digitais. Os dados são da Comscore, empresa americana especializada na análise de tráfego na internet, e do IVC (Instituto Verificador de Comunicação).

O número de usuários únicos do site da Folha ficou em 24 milhões na média mensal do ano, segundo dados da Comscore. Concorrentes diretos, O Globo e O Estado de S. Paulo tiveram média mensal de usuários, respectivamente, de 22,8 milhões e 18,7 milhões.

O pico da Folha em visitantes foi anotado em outubro, puxado pelo noticiário eleitoral, com 38 milhões de usuários únicos. Trata-se do maior patamar já registrado na série histórica.

 

Já o total de visualizações da Folha, que indica o quanto de conteúdo foi consumido, somou 2,5 bilhões em 2018 —só em outubro, o total de visualizações passou de 457 milhões.

Também nesta última métrica, a Folha fecha 2018 em patamar maior que seus concorrentes diretos: 35% acima do 1,8 bilhão de O Globo e 70% a mais que o 1,5 bilhão do Estado.

“Jamais tanta gente leu tanto”, afirma o editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila. “O interesse por jornalismo profissional, que é o que a Folha se propõe a fazer, é maior do que nunca.”

Os dados mostram que a liderança da Folha entre os jornais se fortalece em momentos intensos do noticiário nacional, como a prisão do ex-presidente Lula, o protesto dos caminhoneiros e a corrida eleitoral.

Dados do Google Analytics 360, ferramenta usada internamente pelo jornal para medir sua audiência, apontaram 64 milhões de visitantes únicos no site da Folha no mês de outubro, recorde histórico. A divergência do número para o da Comscore se dá porque as ferramentas usam metodologias diferentes.

CIRCULAÇÃO

A liderança da Folha também ocorre na circulação digital paga.

No ranking do IVC (Instituto Verificador de Comunicação), a Folha registrou em dezembro 207.175 assinaturas e vendas de edições digitais avulsas, ante 194.741 de O Globo e 132.033 do Estado.

No cômputo geral do ano de 2018, ainda segundo o IVC, a média mensal da circulação digital diária da Folha foi de 192.557. A de O Globo, 169.076, e a do Estado, 130.469.

Já no ranking total, que inclui digital e impresso, a Folha teve em dezembro uma circulação paga diária de 310.677, ante 315.044 de O Globo e 239.436 do Estado. Na média mensal de 2018, a Folha fica à frente com 306.198 de circulação paga por dia, ante 290.591 de O Globo e 241.323 do Estado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.