Após ataques, ministro general faz encontro para demonstrar força política

Alvo de Olavo de Carvalho, Santos Cruz reúne congressistas de doze siglas em café da manhã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em uma semana em que enfrentou uma ofensiva capitaneada pelo escritor Olavo de Carvalho, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Santos Cruz, organizou nesta quinta-feira (9) um café da manhã com deputados federais no Palácio do Planalto.

O ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Santos Cruz - Adriano Machado/Reuters

A reunião teve como objetivo discutir a pauta legislativa, mas congressistas convidados saíram do encontro com a impressão de que se tratou de um esforço para demonstrar força política no momento em que o general sofre críticas do núcleo ideológico do governo.

"Esse café foi uma demonstração de força do exército camuflado do Santos Cruz", afirmou à Folha o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP).

Para o encontro, ele mobilizou 34 deputados federais de doze partidos diferentes. A metade dos congressistas presentes era do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro e de seu filho Eduardo Bolsonaro (SP), defensor de Olavo de Carvalho e que não compareceu ao encontro.

Diferentemente de seu filho, o presidente fez questão de comparecer ao café da manhã, assim como os ministros Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Floriano Peixoto (Secretaria-Geral). O último é também do núcleo militar do governo.

Em uma reunião, que foi descrita como informal, o general agradeceu a presença dos parlamentares, pediu que apoiem a pauta econômica e defendeu que o diálogo do Poder Executivo com a Câmara dos Deputados seja intensificado.

"Na nossa cultura, o relacionamento é fundamenta. É sempre importante oportunizar mais um momento de interação entre o Executivo e Legislativo”, disse o general.

O encontro foi marcado no início da semana, após o escritor e seus seguidores terem intensificado, no domingo (5), os ataques ao general nas redes sociais. O movimento gerou reação do núcleo militar do governo, que o interpretou como um ataque às Forças Armadas.

No início da noite de domingo (15), após a sequência de ataques, Santos Cruz se reuniu com Bolsonaro. Segundo relatos de assessores presidenciais, no encontro, o general reclamou das críticas nas redes sociais e afirmou que deturparam declarações dele. No final da conversa, combinaram de não alimentar ainda mais a polêmica.

Apelidado no Congresso Nacional de "cara feia", por seu semblante sério, o general acabou se tornando, ao longo do tempo, o principal articulador do governo junto a parlamentares do baixo clero, que apresentam resistências ao ministro da Casa Civil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.