Órgão do governo federal premia empresas exemplares no combate à corrupção

Premiação Empresa Pró-Ética completa nove anos e acontece nesta quinta (12), em Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para conscientizar o setor privado sobre as disfunções que a corrupção provoca e premiar as empresas que previnem fraudes, a CGU (Controladoria-Geral da União) criou, há nove anos, a Premiação Empresa Pró-Ética.

O prêmio é entregue a instituições que adotam as melhores práticas, baseadas na Lei Anticorrupção, para detectar e interromper atos ilícitos. Auditores da CGU fazem a análise a partir de documentos apresentados pelas empresas interessadas em competir.

Prédio da CGU em Brasilia. Órgão vai premiar empresas que adotam medidas contra a corrupção - Divulgação

A Empresa Pró-Ética é fruto da união da CGU ao Instituto Ethos e colaboração de outras oito instituições, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). A importância da participação ativa do setor privado no enfrentamento à corrupção é um dos motivos para fomentar as boas iniciativas.

Neste ano, a premiação vai ocorrer em meio a Primeira Conferência Internacional de Promoção da Integridade, evento gratuito com nove mesas de debate e uma palestra.

Entre os convidados estão o advogado-geral da União, André Mendonça, o ministro da CGU Wagner de Campos Rosário e o analista de Políticas Públicas da Divisão de Integridade Pública da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Frédéric Boehm.

A premiação não prevê nenhum tipo de vantagem às empresas em relação ao setor público. A iniciativa é relevante por promover reconhecimento das instituições e avaliação das medidas adotadas.​

Primeira Conferência Internacional de Promoção da Integridade

Data: Nesta quinta (12) e sexta-feira (13)
Horário: das 9h às 18h30 (dia 12) e das 9h às 18h (dia 13)
Local: Auditório do Centro Empresarial CNC, SAUN, Quadra 5, Lote C, Asa Norte, Brasília
Premiação: Nesta quinta (12), às 11h15

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.