Avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro morre por Covid no Distrito Federal

Maria Aparecida Firmo Ferreira havia sido diagnosticada com a doença no início de julho

Brasília

Morreu na madrugada desta quarta-feira (12) a avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro, Maria Aparecida Firmo Ferreira, 80. Ela morreu devido a complicações decorrentes da Covid-19. A informação da morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Maria Aparecida Firmo Ferreira estava internada na enfermaria do Hospital Regional de Ceilândia, no Distrito Federal. Ela não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

A Folha procurou o Palácio do Planalto para saber se o presidente Jair Bolsonaro ou Michelle Bolsonaro iriam se pronunciar, mas não recebeu resposta até a publicação dessa reportagem.

A avó de Michelle Bolsonaro havia sido diagnosticada com a Covid-19 no início de julho, após sofrer com crises de falta de ar. Segundo relatos, no dia 1º de julho, ela passou mal em uma rua da favela Sol Nascente, em Ceilândia, onde reside, e foi levada por moradores para o hospital regional.

No entanto, no início da noite do mesmo dia, Maria Aparecida precisou ser transferida para o Hospital Regional de Santa Maria, que dispõe de mais recursos para tratar os casos suspeitos do novo coronavírus.

Segundo informou na ocasião o Iges-DF (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal), que administra o hospital, a paciente havia chegado ao local em "estado grave" e foi internada na UTI.

Entre melhoras e recaídas, Maria Aparecida chegou a ser entubada duas vezes. Recentemente, seu quadro de saúde melhorou e, por isso, deixou o Hospital Regional de Santa Maria para ser novamente tratada na unidade regional de Ceilândia.

Maria Aparecida mantinha pouco contato com a família Bolsonaro. No segundo semestre do ano passado, ela já havia se acidentado e passou dois dias em uma maca improvisada nos corredores do Hospital Regional de Ceilândia, antes de ser transferida.

Na ocasião, a avó da primeira-dama disse à Folha que não mantinha contato com Michelle havia cinco anos.

A comunidade do Sol Nascente, onde residia, fica a cerca de 40 km da Praça dos Três Poderes.

Maria Aparecida Firmo, 78, avó da primeira dama Michelle Bolsonaro
Maria Aparecida Firmo, 78, avó da primeira dama Michelle Bolsonaro, aguarda vaga para cirurgia - Daniel Carvalho/Folhapress
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.