Descrição de chapéu jornalismo

Cartunista Laerte é finalista do Prêmio Vladimir Herzog por charge publicada na Folha

'Infernópolis' retrata ação da polícia que deixou nove mortes em Paraisópolis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cartunista Laerte, 69, está entre os finalistas do 42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos pela charge "Infernópolis".

Publicada na Primeira Página da Folha em 03 de dezembro de 2019 , a charge faz um retrato da ação policial em um baile funk, em Paraisópolis, em São Paulo, que terminou com nove mortes. A criação mostra a comunidade cercada pela polícia.

Neste ano, Laerte comemora 50 anos de carreira e é também uma das homenageadas da edição do Prêmio Vladimir Herzog ao lado do jornalista Luiz Gama (1830-1882) e da filósofa Sueli Carneiro.

Charge Laerte publicada na Folha no dia 03 de dezembro de 2019, título Infernópolis, traz um labirinto redondo com várias entradas. Em todas elas há policiais segurando cassetetes ou bombas de efeitos moral.Encurralados nos corredores e no centro do labirinto, muitos tentam fugir com expressão de pavor. No meio do local diversas pessoas amontoadas
Charge Laerte publicada na Folha no dia 03 de dezembro de 2019. - Laerte

Criadora de personagens icônicos como Piratas do Tietê, Hugo Baracchini, Deus e Overman, Laerte publica charges na Folha desde 2014 e quadrinhos regularmente desde os anos 1980, entre eles, as tirinhas de "Los 3 Amigos" e do personagem Hugo Barachhini.

Premiada, a cartunista venceu o 1º Salão de Humor de Piracicaba, de 1973, quando passou a mostrar o seu engajamento político. Laerte também já levou quatro estatuetas na mesma edição do HQ Mix, o Oscar dos quadrinhos brasileiros, em 2008. Atualmente é comprometida com a causa LGBT e fundou a Abrat (Associação Brasileira de Transgêneros).

Premiação em transportes

Os jornalistas Artur Rodrigues e Thiago Amâncio estão entre os finalistas do 27º Prêmio CNT de Jornalismo, que prestigia reportagens que explorem o tema transportes.

A série de reportagens "O Futuro do Transporte" produzida por eles traz uma análise sobre como a pandemia do novo coronavírus afetou e ainda vai afetar o modo de se locomover pelas cidades do país.

A premiação destaca o primeiro capítulo, publicado em 10 de julho na Folha, que retrata a situação dos ônibus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.