Descrição de chapéu Eleições 2020

Plano de governo será cumprido, diz vice de novo prefeito de Goiânia internado com Covid-19

Eleito com 52,60% dos votos, Maguito Vilela (MBD) está sedado e respira com ajuda de aparelho

Cleomar Almeida

O vice-prefeito eleito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), agradeceu, na noite deste domingo (29), os eleitores pela vitória e disse que todo o plano de governo será executado nos próximos quatros anos. O prefeito eleito Maguito Vilela (MDB) está internado com Covid-19, sedado e respira com ajuda de aparelho.

"Agradecemos ao eleitor por depositar seu voto no Maguito Vilela. Ele se multiplicou em Goiânia, porque criamos uma força tão grande de aliados. Todo o plano de Maguito será executado nos próximos quatro anos e ele estará ao nosso lado", afirmou.

Presidente estadual do MDB e filho de Maguito Vilela, Daniel Vilela, lamentou o que chamou de ofensas recebidas de equipes do adversário derrotado, senador Vanderlan Cardoso (PSD). “Não posso deixar de registrar um fato desta campanha desrespeitosa contra o nosso candidato, uma campanha vergonhosa, pessoas que demonstraram não ter o mínimo escrúpulo com a vida humana".

O vice-prefeito eleito Rogério Cruz
O vice-prefeito eleito Rogério Cruz - Maguito Vilela no Facebook

O filho do político também lembrou que, nesta semana, carros de som anunciaram a morte de Maguito Vilela. Também criticou o disparo em massa no Whatsapp com fake news relativas ao estado de saúde do candidato. "Com certeza isso teve influência e trouxe insegurança a muitas pessoas", disse.

A expectativa de Daniel Vilela é de que haja diálogo entre a Prefeitura de Goiânia e o Governo de Goiás. “Tentamos agenda com o governador Ronaldo Caiado desde antes da campanha, e não conseguimos. Acredito que agora, depois das eleições, com certeza ele terá”, acentuou.

Internado há 38 dias com Covid-19 e duas semanas depois de voltar a ficar inconsciente por causa de piora na inflamação dos pulmões, Maguito Vilela foi eleito, neste domingo (29), prefeito de Goiânia, com 52,60% dos votos (277.497).

Vilela derrotou o senador, com quem disputou o segundo turno e que teve 47,4% dos votos. Sedado, o emedebista não soube do resultado do primeiro turno, já que foi intubado, no último dia 15, poucas horas antes da apuração dos votos. Seu quadro de saúde é estável, e não há previsão de alta.

O prefeito eleito respira por meio de ventilação invasiva com traqueostomia, ligado ao aparelho ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) e submetido à hemodiálise contínua para auxiliar o funcionamento dos rins, diz boletim médico divulgado neste domingo (29), pelo Hospital Albert Einstein, onde está internado “com parâmetros satisfatórios de oxigenação”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.