Moro contesta informação publicada pela Folha; editora diz que não há reparo a fazer

Ex-juiz diz que nunca houve interferência dele em investigações da Polícia Federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em carta à Folha, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro contesta reportagem da coluna Painel, da Folha, segundo a qual o delegado Luiz Flávio Zampronha driblou pressão indireta para investigar e indiciar Glenn Greenwald, jornalista que publicou em 2019 as mensagens vazadas da Lava Jato no site Intercept Brasil.

Segundo Moro, "nunca houve interferência da minha parte em investigações da Polícia Federal ou qualquer pressão direta ou indireta para que o referido jornalista fosse investigado ou indiciado".

O ex-ministro diz ainda que, em contato posterior com a coluna Painel, recebeu a informação de que essa pressão seria indireta, ou seja, uma confissão, diz, de que não existe nenhum fato objetivo.

Camila Mattoso, editora do Painel, diz que o ex-juiz distorceu a mensagem enviada pela coluna para chegar a conclusões falsas e que mantém a informação publicada, sem nenhum reparo.

Leia a seguir a nota do ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, que teve a sua suspeição determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em relação a sua atuação como juiz da Lava Jato no caso do tríplex atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Guarujá.

Sobre a nota publicada no painel da FSP de 08/04/2021, de que o Delegado da Polícia Federal Luiz Flávio Zampronha teria driblado “pressão indireta de Sergio Moro” para investigar ou indiciar Glenn Greenwald, esclareço que nunca houve interferência da minha parte em investigações da Polícia Federal ou qualquer pressão direta ou indireta para que o referido jornalista fosse investigado ou indiciado. Contatei, por conta disso, a coluna para solicitar retificação.

Foi-me então informado, pela coluna, que “pressão indireta” consistiria exatamente em “algo que não é objetivo e tem a ver com a vontade de que todos os citados nas mensagens tinham de ver o caso resolvido e com todos os envolvidos punidos”. Diante da confissão de que não existe nenhum fato objetivo revelador da aludida “pressão indireta” da minha parte, entendo que a retificação da matéria era necessária, mas não sendo feita, solicito então a publicação, respeitosamente, do presente esclarecimento.

Sergio Moro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.