Descrição de chapéu Folha, 100 jornalismo

Cátedra Otavio Frias Filho tem inscrições abertas para pesquisadores

Iniciativa lançada pela Folha e pela USP vai analisar comunicação, democracia e diversidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, que é promovida pela Folha e pela Universidade de São Paulo, está com inscrições abertas para interessados em integrar o grupo de pesquisa.

O prazo vai até o próximo dia 16, às 18h.

O grupo, vinculado ao IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados), pesquisará o tema "Ser Brasileiro Hoje: Diversidade e Democracia". A coordenação é do professor emérito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Muniz Sodré.

Praça do Relógio, no campus da USP, em São Paulo
Praça do Relógio, na Cidade Universitária da USP, em São Paulo - Adriano Vizoni - 26.mar.21/Folhapress

A cátedra, lançada em fevereiro deste ano, quando o jornal completou 100 anos de existência, é uma espécie de centro de pesquisa, com autonomia de gestão e definição de ações, além de estrutura e funcionamento próprios.

O título homenageia Frias Filho, que foi diretor de Redação da Folha de 1984 a 2018, quando morreu em decorrência de um câncer.

São 50 vagas abertas, e a inscrição deve ser feita via formulário online, que inclui o envio de uma carta de intenções. Podem se candidatar estudantes de graduação e pós-graduação, graduados, pós-graduados e pós-doutorandos das diversas instituições universitárias brasileiras.

A cátedra não fornece bolsas ou qualquer auxílio financeiro ao participante.

Os selecionados se comprometerão a participar das atividades que começam no próximo dia 20 e vão até setembro de 2022. O coordenador será o responsável pela organização de um livro com artigos dos pesquisadores sobre os temas da cátedra.

​Os encontros serão por videoconferência e, eventualmente, de maneira presencial e mista, a depender das condições sanitárias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.