Professor Muniz Sodré é novo colunista da Folha

Acadêmico assumiu como primeiro titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, da USP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O jornalista Muniz Sodré é o mais novo colunista da Folha. Ele passa a publicar seus artigos aos sábados no site e aos domingos na versão impressa do jornal. A estreia será neste final de semana.

O professor emérito da UFRJ tomou posse em 22 de setembro como primeiro titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada no início do ano pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em parceria com a Folha.

0
O professor e jornalista Muniz Sodré - Lucas Seixas - 27.mai.21/Folhapress

Em sua coluna, que será publicada no período em que estiver à frente da cátedra, Sodré pretende estar antenado com o momento e abordar assuntos diversos de forma a dar um "tom reflexivo e ponderado".

"Eu sou um analista compreensivo, o que significa não apenas entender, mas também compreender os temas", diz.

Sodré, 79, é formado em direito pela Universidade Federal da Bahia e trabalhou como jornalista no início da carreira. Ele deixou a profissão para se dedicar à vida acadêmica. É mestre em sociologia da informação pela Universidade de Paris, na França, e doutor em letras pela UFRJ.

Seu livro mais recente é “A Sociedade Incivil” (Vozes). Escreveu, entre outros, "Monopólio da Fala" (sobre o discurso da televisão) e "Comunicação do Grotesco" (sobre programas de TV que exploram escândalos).

Um dos pesquisadores brasileiros mais influentes da área de comunicação, Sodré ajudará a organizar o ciclo de palestras "Ser brasileiro hoje: diversidade e democracia" e um livro com contribuições de pesquisadores selecionados na Cátedra Otavio Frias Filho.

A cátedra foi lançada em fevereiro deste ano, quando a Folha completou 100 anos de vida. A iniciativa homenageia Otavio Frias Filho (1957-2018), que liderou o projeto de modernização iniciado pelo jornal em 1984 e dirigiu a Redação até sua morte, há três anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.