Projeto Comprova encerra quarta fase com 187 verificações publicadas

Dos conteúdos checados, apenas três foram considerados verdadeiros pela coalizão que investiga materiais que viralizam nas redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O projeto Comprova, coalizão de veículos de comunicação da qual a Folha faz parte e que investiga colaborativamente conteúdos suspeitos que viralizam nas redes, encerrou a quarta fase, iniciada em abril de 2021, com 187 verificações publicadas. Dessas, somente três foram consideradas verdadeiras; as demais receberam rótulos de enganosas ou falsas.

A quarta fase foi dominada por temas relacionados ao coronavírus. Foram 119 verificações de conteúdos suspeitos que obtiveram grande alcance, sobretudo relacionados a vacinas e tratamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19. Os jornalistas do Comprova também investigaram 34 postagens que envolviam políticas públicas relacionadas ao governo federal, tema que está no escopo do projeto desde 2019, e outras 34 já sobre as eleições presidenciais de 2022.

O Comprova é um projeto colaborativo, criado por iniciativa da First Draft, do qual participam 33 organizações de mídia e estudantes de jornalismo da Faap. É liderado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e, em 2021, foi financiado por Meta Journalism Project e Google News Initiative e recebeu também apoio do WhatsApp.

Arte retrata um celular ligado a uma escada. De sua tela, vem um incêndio
Arte sobre o impacto das fake news e seu controle nas redes sociais - Catarina Pignato

A etapa encerrada agora também foi marcada pelo lançamento de um número de WhatsApp para atendimento das sugestões de verificação enviadas pelo público e recebeu, para um período de residência, nove jornalistas selecionados entre os concluintes do curso Monitoramento e investigação de conteúdos digitais promovido pela Abraji.

O projeto tem acompanhado a dinâmica da produção da desinformação no Brasil, sobretudo em um ambiente no qual há convicções formadas ao longo do tempo por conteúdos enganosos. Cada vez mais, os jornalistas que fazem parte do Comprova têm se esforçado para entender os contextos de quem publica mensagens enganosas ou deliberadamente falsas e seguido a regra de tentar ouvir quem criou as peças investigadas.

Também foi ampliado o monitoramento para avaliar o impacto da desinformação manifestado não somente pelos números de engajamento e alcance, mas também para o efeito provocado nas pessoas e que aparece nos comentários das publicações.

No final de 2021, o Comprova apresentou um novo formato de verificação. O Comprova Explica usa técnicas de jornalismo explicativo, numa tentativa de levar informações verificadas e mais contexto sobre temas que estejam sendo tratados nas redes e que necessitam de esclarecimentos.

Colaboradores

O projeto contou com a colaboração de 53 repórteres nessa quarta fase. Eles trabalharam em grupos de três jornalistas, em média, fazendo apurações que depois eram validadas por três ou mais jornalistas de veículos que não participaram da verificação. Esse cross-checking é parte da metodologia do projeto e visa reduzir riscos de erros.

Está encerrada a quarta fase do Projeto Comprova,  que investiga colaborativamente conteúdos suspeitos que viralizam nas redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.