Descrição de chapéu Eleições 2022

Marcus Pestana critica polarização e declara apoio a qualquer nome da 3ª via

Candidato ao Governo de Minas pelo PSDB diz em sabatina Folha/UOL ser contra a mineração na Serra do Curral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

O ex-deputado federal e pré-candidato ao Governo de Minas Gerais Marcus Pestana (PSDB) diz desaprovar a polarização política em Minas e no Brasil.

Em sua participação na sabatina da Folha e do UOL, nesta quinta-feira (12), Pestana fez críticas a Zema (Novo) e Kalil (PSD) no cenário mineiro, e também a Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

Segundo ele, a motivação para a sua candidatura é a busca pelo fim da polarização em Minas. Pestana afirmou que o estado precisa de um governador que tenha experiência no campo político.

No cenário nacional, o ex-deputado declarou apoio a qualquer nome que represente a terceira via. Para ele, o bloco está atrasado na definição de um nome que represente o grupo e entre de fato no jogo eleitoral.

"Nós já estamos atrasados, esse nome tem que sair ainda em maio. O candidato da terceira via pode estar com 4%, respeitando Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes, eu vou estar com o candidato da terceira via", afirmou.

O candidato do PSDB Marcus Pestana
Marcus Pestana, pré-candidato ao Governo de Minas Gerais pelo PSDB, em sabatina - Reprodução / UOL

Nas prévias do PSDB para a escolha do pré-candidato do partido a Presidência, Pestana foi um forte apoiador de Eduardo Leite. No entanto, segundo ele, não há nenhum constrangimento em subir no palanque de João Doria, caso ele seja escolhido para representar a terceira via nas eleições. ​

Apesar das críticas à polarização, Pestana disse não ser possível comparar Lula e Bolsonaro. Segundo ele, o atual presidente tem um viés autoritário, enquanto o ex-presidente é um democrata. Em críticas ao PT, o candidato apontou a falta de autocrítica em relação à corrupção e à política econômica.

Em relação a um possível apoio a Lula em eventual segundo turno, o candidato do PSDB preferiu não se posicionar.

"Segundo turno se discute no segundo turno. Opinar qual o seu voto enfraquece o candidato no primeiro turno. Tenho convicção que a população vai perceber que o caminho do centro é o caminho do futuro."

Pestana também afirmou ter receio da retórica e dos ataques feitos por Bolsonaro e seus apoiadores à urna eletrônica e ao processo eleitoral.

"A urna eletrônica é confiável. Tanto que elegeu um presidente centrista, como Fernando Henrique Cardoso, dois presidentes de esquerda, Lula e Dilma, e elegeu um presidente de direita [Bolsonaro]. Essa é a prova mais cabal da segurança do sistema da urna eletrônica."

Para sustentar sua candidatura ao governo do estado, Pestana relembrou ações realizadas em governos anteriores do partido no estado. O ex-deputado reafirmou seus anos de experiência na política, o que, segundo ele, o difere de seus principais adversários.

Ele também criticou a atuação de Zema no atual governo e de Kalil na Prefeitura de Belo Horizonte.​

"Zema não é do ramo, não tem capacidade de diálogo. As forças policiais de minas estão revoltadas e é por falta de diálogo. A Assembleia Legislativa é a mesma coisa. Assim como o Kalil com a Câmara Municipal em Belo Horizonte."

Em relação a Alexandre Kalil, Pestana afirmou que ele tem uma boa comunicação com a população, mas que seu jeito de lidar conversar é grosseiro. "Ele enxerga como se fosse um jogo do Atlético-MG contra o Cruzeiro, mas a política não é isso."

Quando questionado sobre o projeto de mineração na Serra do Curral, licenciado pelo governo estadual no dia 30 de abril, o ex-deputado afirmou ser contrário a instalação da mineradora no local. "É um absurdo, é um patrimônio, tem outros ambientes para a mineração crescer e não pode ser na Serra do Curral", disse.

O candidato reconheceu a importância da atividade para a economia do estado, mas disse que ela deveria ser melhor regulada. Segundo ele, é lamentável e doloroso que a verba de investimento que o governo terá para aplicar seja fruto das tragédias de Brumadinho e Mariana.

"É preciso ter consciência, Minas carrega a mineração no próprio nome, nasceu da mineração no ciclo do ouro. Mas nós temos que ter absoluto rigor e firmeza na política ambiental, de licenciamento."

SABATINAS CONFIRMADAS EM MG

13.mai
10h -
Carlos Viana (PL)
16h - Renata Regina (PCB)

Romeu Zema (Novo) não aceitou o convite

SABATINAS CONFIRMADAS NO RJ

16.mai
10h - Felipe Santa Cruz (PSD) - 16/5 - 10h

18.mai
10h - Rodrigo Neves (PDT)
16h - Anthony Garotinho (União Brasil)

19.mai
10h - Eduardo Serra (PCB) ​

20.mai
10h - Marcelo Freixo (PSB)
16h - Cláudio Castro

DEMAIS SABATINAS

  • Semana de 23/5 - BA
  • Semana de 30/5 - PR
  • Semana de 6/6 - RS
  • Semana de 13/6 - PE
  • Semana de 20/6 - CE

DEBATES COM CANDIDATOS AO GOVERNO DE SP

  • 1º turno - 19/9, às 10h
  • 2º turno - 20/10, às 10h
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.