Descrição de chapéu vale do javari

PF leva suspeito a local do desaparecimento de indigenista e jornalista no AM

PF e Polícia Civil do Amazonas mantêm sigilo sobre diligência; não informaram destino dos policiais e quem é suspeito conduzido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atalaia do Norte (AM)

A Polícia Federal levou ao local do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira, 41, e do jornalista Dom Phillips, 57, um dos suspeitos investigados por suposta participação no sumiço.

A embarcação com policiais federais subiu o rio Itaquaí, percorrido por Pereira e Phillips, pouco antes das 11h (13h no horário de Brasília), no horário de Atalaia do Norte (AM), a cidade que era o destino da dupla antes do desaparecimento.

O suspeito estava totalmente coberto, não sendo possível saber se se tratava de Amarildo Oliveira, o Pelado, ou de outra pessoa.

O outro suspeito conhecido, Oseney de Oliveira, o Do Santos, preso na terça (14), permaneceu em Atalaia nesta quarta para a audiência de custódia.

Pelado e Dos Santos vivem na comunidade São Gabriel, onde moram ribeirinhos que sobrevivem da pesca e da agricultura tradicional.

Policial conduz homem vestindo casaco com capuz, em local de chão de terra. Ao fundo carro da política e grupo de pessoas observando a cena
Policiais federais conduzem um dos suspeitos investigados por suposta participação no sumiço de Pereira e Phillips ao local do desaparecimento - Pedro Ladeira - 15.jun.2022/Folhapress

As buscas por vestígios de Pereira e Phillips estão concentradas num trecho um pouco abaixo da comunidade, entre São Gabriel e a comunidade Cachoeira.

A PF e a Polícia Civil do Amazonas mantêm sigilo sobre a diligência. Eles não informaram se o destino dos policiais é a comunidade; se é a área de buscas; e quem é o suspeito conduzido.

Pereira e Phillips estão desaparecidos desde o dia 5. Até agora, as equipes de buscas conseguiram localizar uma mochila, roupas e um documento pessoal do indigenista.

A Polícia Civil investiga a suspeita de homicídio qualificado. A investigação aponta, até agora, a pesca e a caça ilegal na região, e os conflitos decorrentes das atividades ilegais, como pano de fundo do suposto crime.

De acordo com o policial civil Alex Perez, que comanda a delegacia em Atalaia do Norte, o possível crime investigado é o de homicídio qualificado. Duas testemunhas, segundo Perez, "colocaram" Pelado Dos Santos "no local do suposto crime".

Os dois estão com prisão temporária decretada pela Justiça de Atalaia.

A Polícia Civil do Amazonas realizou na terça (14) buscas na comunidade São Gabriel. Policiais estiveram na comunidade, que fica às margens do rio Itaquaí, e vistoriaram casas de moradores. Na operação, foi apreendido um remo. A PF também disse em nota que alguns cartuchos de arma de fogo foram apreendidos, mas não especificou onde eles estavam.

No domingo (12), mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Amazonas encontraram uma mochila e outros pertences pessoais do jornalista e do indigenista. Os objetos estavam amarrados numa árvore submersa, no rio Itaquaí, o que indica, segundo os bombeiros, intenção de ocultamento.

  • Veja abaixo o momento em que o suspeito é levado pela PF. O vídeo é do repórter Vinicius Sassine, enviado especial da Folha a Atalaia do Norte (AM)

Na Polícia Civil, o entendimento é que a localização dos pertences reforça a hipótese de que houve um crime.

A motivação mais provável, dizem investigadores, é o constante conflito entre pescadores ilegais e lideranças que atuam em defesa do território indígena —o local do desaparecimento fica a poucos quilômetros da entrada da Terra Indígena Vale do Javari.

Policiais também investigam um suposto financiamento da atividade ilegal de pesca e caça pelo narcotráfico na região, um problema comum em praticamente toda a tríplice fronteira do Brasil com Peru e Colômbia.

Se for confirmada a conexão com tráfico internacional de um eventual crime, o caso passará a ter natureza federal e será investigado somente pela PF.

Pereira e Phillips faziam uma viagem pela região próxima ao território indígena, o segunda maior do país, com 8,5 milhões de hectares, no extremo oeste do Amazonas.

A região do desaparecimento é marcada por forte exploração ilegal do pirarucu e de tracajás, principalmente dentro da terra indígena.

Há relatos de tiros contra bases de fiscalização da Funai (Fundação Nacional do Índio) por parte de pescadores ilegais. O cenário de conflitos levou a um reforço da vigilância empreendida pelos próprios indígenas, a partir de uma iniciativa da Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari).

Pereira é servidor federal licenciado da Funai e prestava serviço à Univaja. Ele atuava como um fomentador da vigilância indígena.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.